São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

"Esse negócio de crescer"

Dezessete aqui, quinze acolá, no fim eram dezesseis governadores e dois vices a posar com Lula, ontem. Ao longo de toda a cobertura, ontem, e no destaque de Fátima Bernardes, ele quer diálogo "até com oposição para acelerar o crescimento". Ou ainda, "é preciso destravar o país, a economia, votando as reformas".
Segundo a Reuters, ecoou de imediato na Bovespa, que bateu "recorde" com "o maior valor da história", manchete do UOL. No dizer de um representante do mercado, "é esse negócio de o Lula querer que o país cresça, essa busca por soluções, é uma conjuntura de fatores positivos". Em inglês, no texto original, "this whole issue of Lula wanting the economy to grow".

ASSOPRA
"Já discutimos tudo o que é necessário para destravar", saiu espalhando Lula, mas "não vou dizer". Mas Guido Mantega falou -e logo o Valor Online destacava a renúncia fiscal superior a R$ 10 bilhões, prioridade à infra-estrutura, desoneração de folha etc.

MORDE
Antes, no "Valor", "Lula decide manter Mantega na Fazenda". Mas ele "vai ser testado na vida real" com o Congresso -e negociar "uma dura agenda de reformas" que inclui "enfrentar pressões por gastos que já se armam", caso das dívidas dos Estados.

Globo/Reprodução

O PROFISSIONAL
Na manchete da Folha Online, "Polícia Federal prende deputado do PT e outros 12". Na piada do blog de Josias de Souza com o nome do petista, "Juvenil não é juvenil, é profissional".
No portal G1, da Globo, em destaque menor, "Deputado do PT e ex-deputado do PL são presos". E não faltaram cenas da prisão (acima) e até entrevista para o "JN" na cobertura, de tom contido.

INQUIETAÇÃO
Com uma ilustração do símbolo democrata, o burro, olhando ameaçadoramente a América Latina (abaixo), a "Economist" falou do temor na região com o novo poder no Congresso dos EUA. A "inquietação", sobretudo de Colômbia e Peru, é quanto ao protecionismo comercial. Os democratas, escreve, "parecem fadados a dar um golpe em favor de Chávez".

economist.com/Reprodução

ANSIEDADE
Na mesma linha, ontem em texto de primeira página, o "Washington Post" aponta a "ansiedade" dos latino-americanos com o pendor protecionista do Congresso democrata. Escrevendo da Colômbia, avalia que será uma "humilhação" para o presidente do país e uma "mensagem negativa" para a região a eventual suspensão do acordo bilateral -e fala em vitória de Hugo Chávez.

NA FLORESTA
Lalo de Almeida - nytimes.com

Larry Rohter, que trombou com Lula, e Ricardo Kotscho, que foi assessor, viajaram à Amazônia e postaram ontem no "NYT" e no Nomínimo. O primeiro retrata os "soldados da borracha", levados ao Acre no esforço de guerra, há 60 anos. O segundo revê os "órfãos do ouro" de Serra Pelada. Nos dois casos, são centenas como Vicência (foto acima) e Raimunda (abaixo.).

Bruno Magalhães/Agência Nitro - nominimo.com.br


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Campo minado: Para evitar conflitos, MST decide encerrar marcha no RS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.