São Paulo, sábado, 25 de junho de 2005

Texto Anterior | Índice

SAÚDE

Estado do presidente do PSB é grave, porém estável

Internado há 7 dias, Miguel Arraes vai ser submetido a hemodiálise

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A equipe médica que atende o presidente nacional do PSB, deputado federal Miguel Arraes (PE), 88, decidiu ontem submeter o paciente a tratamento de hemodiálise para tentar reduzir a quantidade de líquido no organismo.
Com a medida, os médicos esperam poupar os rins do deputado e reduzir o acúmulo de líquido nos pulmões, problema que vem ocorrendo com maior freqüência nos últimos dias.
Esse excesso provocou ontem a elevação da pressão arterial do parlamentar. A situação foi controlada com o uso de medicamentos. A manobra manteve estável o estado de saúde do líder socialista, que até o fechamento desta edição continuava inconsciente, respirando com a ajuda de aparelhos e com risco de morte.

Infecção pulmonar
A infecção pulmonar, maior problema de Arraes, estava sob controle. A sedação vinha sendo reduzida aos poucos, e Arraes reagia a estímulos externos.
Os médicos consideram normais as oscilações no seu estado de saúde, por se tratar de um paciente idoso, em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O deputado foi internado na madrugada do dia 17, no hospital Esperança, em Recife, com suspeita de dengue. Os exames revelaram uma infecção nos pulmões.
Arraes é cearense, mas construiu sua carreira política em Pernambuco. Além de ocupar cargos no Legislativo estadual e federal, ele governou o Estado três vezes.


Texto Anterior: Rumo a 2006: Presidente do TSE defende eleições só a cada seis anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.