São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PUBLICAÇÃO

Datafolha mostra que 89% dos leitores gostaram da nova publicação

Segundo "Sinapse" circula na terça

DA REDAÇÃO

A Folha publica, depois de amanhã, o segundo número do "Folha Sinapse". Com circulação nacional, o caderno traz reportagem de capa sobre as novas descobertas em relação ao cérebro. O texto aborda os efeitos da popularização desse conhecimento, por meio do lançamento de muitos livros sobre o assunto.
Conhecer o funcionamento do cérebro ajuda a tratar disfunções e fortalece as sinapses.
Sinapse é a conexão entre células nervosas (os neurônios). Ela é responsável pela transmissão de informações no cérebro. É o que torna possíveis, por exemplo, pensamentos e emoções.
Caderno voltado para o aprendizado continuado, o "Folha Sinapse" tem pauta abrangente.
No segundo número, a professora Maria Augusta Vieira, da USP, aproveita o lançamento de três edições de "Dom Quixote" para ensinar o leitor a se divertir com o clássico de Cervantes.
Na seção "perfil", o leitor irá conhecer John Forgách, um brasileiro que lucra com a defesa do ambiente. Ele contará sua experiência na Rio +10, que começa amanhã em Johannesburgo, na África do Sul.
O "Folha Sinapse" conta com três colunistas.
Rubem Alves, educador e psicanalista, repara que os professores não falam sobre seus alunos.
Gilson Schwartz, economista e diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento (IEA-USP), fala da relação entre informação e conhecimento e agenda quatro bate-papos virtuais para setembro.
Gilberto Dimenstein, do Conselho Editorial da Folha e presidente da Cidade Escola Aprendiz, revela o grande erro que o empresário Antônio Ermírio de Moraes assume ter cometido.

Avaliação do caderno
Pesquisa realizada pelo Datafolha com assinantes que leram o primeiro número do "Folha Sinapse" mostra elevado índice de satisfação: 35% consideraram o caderno ótimo e 54% o avaliaram como bom.
A pesquisa Datafolha ouviu 319 assinantes entre os dias 23 e 25 de julho. Desses, 32% afirmaram ter lido o caderno. As avaliações se referem a esse universo. Entre os que não leram, a maioria (99%) afirmou que pretende ler os próximos números.
A maioria (61%) conhecia, antes de ler o caderno, o significado da palavra "sinapse", que não faz parte do repertório cotidiano dos leigos no assunto. Mais de quatro quintos dos entrevistados (85%) gostaram do nome.
O "Folha Sinapse" foi considerado de fácil leitura. Essa é a opinião de 85% dos entrevistados.
Os textos mais lidos foram os da reportagem de capa, que discutiu a importância do diploma, e o que mostrava o "caminho das pedras" para ler "Os Sertões", de autoria de Roberto Ventura. Esse foi o último artigo publicado por Ventura, que morreu em acidente de carro em 14 de agosto.
O "Folha Sinapse", que circula toda a última terça-feira de cada mês, mantém uma versão eletrônica na Folha Online, com espaços interativos, artigos exclusivos e atualização diária.


Texto Anterior: Transição: FHC quer preparar agenda econômica para sucessor
Próximo Texto:
ELEIÇÕES 2002
Na terra de Getúlio, Ciro tenta fortalecer verniz trabalhista

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.