São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

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MÍDIA

Lula tem coragem, Ciro é moderno, e Serra, equilibrado, indica rastreamento por telefone

Pesquisa levanta pontos positivos dos candidatos

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

Rastreamento feito pelo Datafolha com eleitores que têm telefone fixo em casa indicou a imagem que os candidatos passam no horário eleitoral gratuito na TV.
Numa média de pesquisas feitas na quarta e na sexta, o instituto verificou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto como corajoso por 43% dos entrevistados; Ciro Gomes (PPS), como moderno e inovador por 42%; José Serra (PSDB), como equilibrado por 31%; e Anthony Garotinho (PSB), como simpático por 23% (veja quadro ao lado).
O rastreamento é uma modalidade nova de pesquisa que a Folha começou a divulgar anteontem (seu nome vem do inglês, "tracking"). Será feito às quartas, sextas e domingos -dias seguintes às exibições das propagandas gratuitas dos candidatos à Presidência- e seus resultados serão publicados diariamente.
Com a evolução dos resultados, será possível antecipar possíveis tendências causadas pela influência do horário eleitoral.
O Datafolha listou oito itens e perguntou aos entrevistados se eles viam essas qualidades em cada um dos presidenciáveis.
Depois, considerando o peso que o eleitor dá a cada qualidade, elaborou o Índice de Imagem Positiva (IIP) do candidato: Ciro obteve 34,4% de IIP, Lula, 31,1%, Serra, 25,6%, e Garotinho, 13,7%.

Intenção de voto
No rastreamento feito na sexta-feira, Lula obteve 31% de intenções de voto, Ciro, 26%, Serra, 18%, e Garotinho, 10%. Como a margem de erro máxima é de quatro pontos percentuais, Lula e Ciro estão em empate técnico.
No primeiro levantamento, feito na quarta, Lula obteve 27% das intenções de voto, Ciro, 32%, Serra, 17%, e Garotinho, 11%.
Segundo o Datafolha, com apenas duas datas de pesquisa, ainda não dá para traçar uma tendência.
Outra advertência feita pelo instituto é que essa pesquisa não é representativa do total de eleitores do país e, portanto, não pode ser comparada com pesquisas de intenção de voto que têm como universo o total do eleitorado.
Como é feita apenas entre os eleitores que possuem telefone fixo em casa, reflete as opiniões de um público de mais renda e escolaridade e mais concentrado no Sudeste do que a média nacional.
O objetivo do Datafolha é tornar público um instrumento, o "tracking", muito usado pelas equipes de marketing dos candidatos.


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