São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chegada de Scheinkman altera parte do programa

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A nova versão do programa de governo de Ciro Gomes trará novidades nas propostas para a Previdência Social e para a reforma tributária. O texto fica pronto nesta semana.
As novidades são consequência das primeiras colaborações formais do economista José Alexandre Scheinkman, recém-incorporado à equipe econômica de Ciro.
O economista Maurício Dias David, da equipe responsável pela redação do programa, disse que Scheinkman trouxe idéias novas sobre os dois temas, que constarão da nova versão. Scheinkman quer que a reforma tributária seja usada para aumentar o grau de formalidade da economia.
David afirma que não há contradição entre Scheinkman, economista identificado com as idéias liberais, e a equipe econômica de Ciro, até agora mais identificada com o pensamento desenvolvimentista de escolas como a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina).
Scheinkman vem trocando idéias com os demais membros da equipe por e-mail, mas fala diariamente com Ciro. Ele se integra a uma equipe que, apesar de contatos recentes feitos pelo candidato, ainda é pequena.
O filósofo Roberto Mangabeira Unger é a fonte primária das principais idéias, com Ciro e os economistas Mauro Benevides Filho (deputado federal do PPS do Ceará), David, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e Luiz Rabi, licenciado da chefia do Departamento Econômico do Bicbanco.
Os 23 grupos temáticos que preparam o programa de governo de Ciro não têm coordenadores. Seus integrantes não costumam se reunir. Segundo David, há cerca de 300 colaboradores, dos quais a maioria não é comprometida com candidatura de Ciro. Há colaboradores mais engajados, saídos especialmente da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e de organismos como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).


Texto Anterior: Ciro diz que desistiria se padrinho fosse candidato
Próximo Texto: Ex-Aliados: Ministério causou duelo entre Serra e Ciro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.