São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro diz que desistiria se padrinho fosse candidato

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Se alguém tem dúvida, eis uma frase de Ciro Gomes que resume a ligação que mantém com o ex-governador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB): "Se o Tasso tivesse sido escolhido candidato, eu teria saído da disputa. Falei isso a todos que me apoiavam".
A declaração foi dada na semana passada, quando Tasso anunciou formalmente seu desligamento da campanha presidencial de José Serra (PSDB). Ciro enxergou na atitude do aliado um "ato de nobreza" -ainda que oficialmente Tasso diga que trabalhará a favor de nenhuma candidatura.
O tucano não admite, mas deixa escapar entre uma frase e outra como tem sido sua atuação.
"O presidente da Fiesp, o Horácio Lafer Piva, ligou para mim. Disse-me que não houve aquele mal-estar que relataram no jantar do Ciro outro dia". O jantar a que se referia foi aquele em que Ciro disse "se lixar" para o mercado.
Ciro tem ainda uma categoria especial de aliados políticos. São seus dois irmãos, Lúcio e Cid Gomes. Cid é prefeito de Sobral e mantém contato pessoal com Tasso, uma vez que o candidato tem passado a maior parte do tempo fora do Ceará. Lúcio ocupa um cargo vital, de tesoureiro da campanha.
Dois políticos experientes do PFL também têm aumentado a participação na campanha de Ciro: o presidente nacional pefelista, o senador Jorge Bornhausen (SC), e o ex-senador Antonio Carlos Magalhães (BA).
ACM tem o costume de mandar bilhetes por fax para Ciro, com sugestões de frases e estratégias. Bornhausen defende atacando. Classificou José Serra de "nanico" e "laranja" de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pois o tucano decidiu atacar Ciro na TV.
Há também algumas estrelas que vão brilhar na área política de Ciro se o candidato confirmar a passagem ao segundo turno. Não podem aparecer agora. A personagem mais vistosa nessa categoria é o presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB-MG), que disputa o governo mineiro. (FERNANDO RODRIGUES)



Texto Anterior: Tasso atrai neociristas em bancos e empresas
Próximo Texto: Chegada de Scheinkman altera parte do programa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.