UOL

São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio recua e muda programa de incentivo fiscal

DA SUCURSAL DO RIO

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Tito Ryff, propôs ontem mudanças no programa Rioportos, um dos mais polêmicos projetos de incentivos fiscais entre os 23 que a governadora Rosinha Matheus (PMDB) enviou à Assembléia Legislativa.
O Rioportos prevê financiamento à importação de produtos pelos portos e aeroportos do Estado, com juros de 6% ao ano e prazo de pagamento de até 10 anos.
Ryff sugeriu à bancada governista que apresente emenda sugerindo a restrição dos benefícios à importação de insumos e matérias-primas utilizadas na indústria fluminense, e não mais a mercadorias em geral. Ele voltou atrás depois que a proposta foi criticada pela oposição, em especial o PT, e por empresários paulistas que a viram como ameaça à indústria brasileira. A maior preocupação era de que o subsídio pudesse favorecer a competição do produto importado acabado contra o similar nacional.
Os 23 projetos de incentivo fiscal enviados por Rosinha devem ser aprovados até o dia 30 de setembro, para que possam vigorar por mais 11 anos, segundo a proposta de reforma tributária em discussão no Congresso.
Ontem, Ryff esteve na Assembléia para levar a proposta de mudança no projeto Rioportos, que foi à plenário na terça, mas acabou retirado de pauta após acordo entre o governo e a oposição. O projeto deve voltar hoje ao plenário da Casa. (MFM)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Câmara aprova reforma em 2º turno
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.