São Paulo, sexta-feira, 25 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Advogado pede impugnação de Enéas ao TRE

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O advogado Nilton Pires, de Cubatão (SP), ingressou nesta semana no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com um pedido de impugnação da eleição, diplomação e posse dos seis deputados federais eleitos por São Paulo pelo Prona (Partido de Reedificação da Ordem Nacional).
Ele sustenta que o presidente nacional da legenda, Enéas Carneiro, e os demais integrantes da futura bancada do Prona na Câmara são de outros Estados e forjaram endereço na capital paulista unicamente para legalizar as candidaturas por São Paulo.
A lei exige dos candidatos, no mínimo, um ano de domicílio no Estado pelo qual concorrem, requisito cumprido -ao menos formalmente- pelo Prona.
Devido ao critério de proporcionalidade, Enéas, com seus 1,57 milhão de votos, conseguiu tornar deputados federais candidatos com votações inexpressivas- Amauri Gasques (18.417 votos), Irapuan Teixeira (673), Elimar (484), Ildeu Araújo (382) e Vanderlei Assis (275).
"São Paulo vai perder seis deputados porque, na prática, eles vão representar interesses de outros Estados. Domicílio não é um simples endereço. É o ânimo de ficar no local. Usaram uma brecha na lei para enganar o TRE", afirmou o advogado.
"Tudo foi feito dentro da lei", disse o vice-presidente nacional do Prona, Irapuan Teixeira, um dos que foram eleitos. Segundo Teixeira, gaúcho que afirma residir em São Paulo há cinco anos, compete ao TRE julgar o pedido, mas o partido possui toda a documentação necessária para se justificar. (FAUSTO SIQUEIRA)



Texto Anterior: Paraná: Encontro tem ataques entre os candidatos
Próximo Texto: Distrito Federal: Decisão do TRE impõe censura prévia a jornal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.