UOL

São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Paulo ataca Queiroz, mas diz que criticar viagens é "bobagem"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), disse ontem que as críticas às viagens do Executivo e Legislativo são uma "bobagem" e devem ser feitas quando há exagero. Na próxima semana ele e mais cinco deputados vão para Nova York participar como observadores da 58ª Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).
Entre exemplos de viagens passíveis de críticas, ele fez referência à do ministro Agnelo Queiroz (Esportes) para os Jogos Pan-americanos na República Dominicana. Queiroz embolsou a diária recebida do governo e pagou suas despesas com recursos do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Pressionado, devolveu o dinheiro. "Se o sujeito ganhou duas diárias e ficou com uma, tem que devolver", disse João Paulo.
O presidente da Casa minimizou as críticas feitas às viagens de maneira geral. "O que as pessoas querem? Que o Brasil não se relacione com outros países? Tem que ver se a viagem é produtiva, se tem razão de ser. Se é inútil, para tratar de coisa particular, fazer compras, tem que denunciar."
O líder do PMDB, deputado Eunício Oliveira (CE), disse ontem que não vai usar passagens e diárias da Câmara para ir a Nova York. "Quando o João Paulo me convidou, eu já ia para Nova York participar da entrega do prêmio "O Homem do Ano". Não tem sentido receber passagens e diárias."
Além da comitiva que está viajando agora, o líder do PPS, deputado Roberto Freire (PE), também esteve em Nova York, entre os dias 14 e 17 deste mês, com despesas pagas pela Casa, como observador da Assembléia da ONU.
Contando Freire, a Câmara vai gastar R$ 35,7 mil em passagens, hospedagens e diárias para a reunião da ONU. Neste ano, a Câmara custeou 210 viagens, o que representou R$ 644.368,79.


Texto Anterior: Dirceu defende "reação rápida" a deslizes no governo
Próximo Texto: Peemedebista e tucano criticam a atuação de Lula em questões éticas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.