São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Consulta jurídica
Preocupados com as liminares concedidas contra a MP dos bingos, emissários do Planalto procuraram ministros do STF em busca de orientação. Foram aconselhados a usar, em seus recursos, decisões do órgão derrubando leis estaduais pró-jogo.

Fumaça branca
O Planalto recebeu de ministros do Supremo a sinalização de que o tribunal tenderá a ser favorável ao governo quando julgar recursos contra a medida provisória que proíbe o funcionamento das casas de bingo.

Precedente favorável
Pelo menos três ministros do STF já decidiram isoladamente pelo fechamento de bingos no MA, no PR e no PI. Em alguns processos, considerou-se que é da União a competência para legislar sobre o tema. Aguarda-se para a próxima semana o primeiro julgamento em plenário.

Bolsa de apostas
Os petistas Luiz Eduardo Greenhalgh (SP) e Virgílio Guimarães (MG) são os mais cotados para relatar a medida provisória dos bingos na Câmara. A decisão sai até segunda-feira.

Leitura de bordo
Depois de espairecer no litoral paulista, José Dirceu voltou a Brasília na noite de terça. Acompanhado da mulher e de um assessor, o ministro passou o vôo com os olhos pregados na biografia de Winston Churchill.

Antídoto previdenciário
Na próxima semana, o governo anunciará o pagamento da diferença das correções de 1 milhão de aposentadorias. Simples cumprimento de ordem judicial, a medida será transformada em festa na tentativa de reverter o desgaste do caso Waldomiro.

Última que morre
A bancada do PL está longe de aceitar a ida de Alfredo Nascimento, prefeito de Manaus, para os Transportes. Insiste em colocar um deputado no cargo.

Estágio avançado
Já foram escolhidos alguns dos assessores que deverão trabalhar na hoje mais do que provável candidatura de Saulo de Castro Abreu Filho à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB.

Centro da roda
Prestes a ser definido como o desafiante tucano de Marta Suplicy, o secretário estadual da Segurança é o convidado da próxima segunda-feira no "Roda Viva", da TV Cultura.

Trégua eleitoral
Depois de anos a trocar farpas, o PT e o PMDB do Acre ensaiam acordo. Até 20 de março, petistas acreditam conseguir o apoio dos peemedebistas para seu candidato à Prefeitura de Rio Branco, Raimundo Angelim.

Nova cadeia
O Ministério da Justiça derrubou liminar que impedia a construção de um presídio federal de segurança máxima em Campo Grande (MS). A licitação será lançada na próxima semana.

Diga que fico
O deputado Michel Temer nega que esteja articulando sua ida para o STF: "Por honroso que seja, quero continuar na presidência do PMDB". A convenção da sigla será em 14 de março.

Cadeira em disputa
Desde 1993 na presidência da Academia Brasileira de Ciências, o fisiologista Eduardo Moacir Krieger terá adversário na eleição deste ano. O parasitologista Luiz Hildebrando Pereira da Silva concorrerá ao cargo.

Troca de quadros
O governo Alckmin perderá outro técnico para a administração federal. Fan Ui Wan deixará o Butantan para coordenar o programa de controle de acidentes com animais peçonhentos do Ministério da Saúde.

TIROTEIO

Do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey, sobre o argumento de que os bingos devem continuar em operação porque geram empregos:
-Esse raciocínio não se sustenta. Narcotráfico, contrabando e outras condutas danosas ao interesse público também geram "empregos". O que está em discussão são os fortes indícios de ligação entre o negócio do bingo e a criminalidade.

CONTRAPONTO

Faça você mesmo

Durante a campanha eleitoral de 2002, Lula narrava a história de sua vida a um grupo de empresários de Mato Grosso do Sul quando lhe perguntaram por que, decorridos tantos anos desde sua primeira tentativa de chegar ao Planalto, o petista não havia feito um curso superior.
O candidato então contou que, depois da derrota para Fernando Collor em 1989, foi aconselhado por amigos a matricular-se em uma faculdade.
Inclinado a iniciar um roteiro de viagens pelo Brasil que ficou conhecido como Caravana da Cidadania, Lula agradeceu a sugestão, mas resolveu segui-la "por linhas tortas":
-Os amigos me diziam que ninguém escolheria uma pessoa sem formação superior para ocupar o cargo mais importante do país. Fui então procurar um curso de presidente da República. Como não encontrei, resolvi inventar um por conta própria.


Próximo Texto: Sombra no Planalto: Pressão do Planalto faz PT desistir de ato pró-Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.