São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conta de Pitta foi para Guernesey

DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-prefeito paulistano Celso Pitta transferiu para Guernesey, um paraíso fiscal no canal da Mancha, a conta que manteve até 1999 no Multi Commercial Bank, de Zurique. O saldo na transferência da conta era de aproximadamente US$ 1 milhão.
O porta-voz do Escritório Federal de Justiça da Suíça (em Berna), Folco Galli, disse ontem que o governo local cumpriu em dezembro de 2003 uma carta rogatória enviada pelo Brasil que pedia cópia da documentação bancária de Pitta naquele país.
Segundo Galli, a resposta foi rápida porque Pitta não apresentou recurso contra a decisão da Justiça de primeira instância de enviar a documentação ao Brasil. Os documentos chegaram em 12 de fevereiro à 14ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo.
O caso foi analisado na Suíça pelo juiz de instrução Claude Wenger, o mesmo que autorizou a remessa dos documentos sobre o ex-prefeito Paulo Maluf.
Apesar de Wenger trabalhar em Genebra, ele foi escolhido para analisar o pedido sobre a conta de Pitta em Zurique por já ter tido contato com os depoimentos que deram sustentação ao caso -os mesmos utilizados no caso do ex-prefeito Maluf.
O promotor Silvio Antonio Marques, da Promotoria de Justiça da Cidadania, disse que não pode adiantar as medidas jurídicas que tomará. "Faremos todo o possível para trazer o dinheiro de volta ao Brasil", afirmou.


Texto Anterior: Investigação: Promotoria cobrará R$ 2,3 bi de Maluf
Próximo Texto: Outro lado: Ex-prefeitos de SP negam ter contas na Suíça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.