São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Movimento hip hop é próximo de presidente e PT

DA REPORTAGEM LOCAL

O nome-chave foi e continua a ser Racionais MC's. Foi a partir da liderança exercida pelos quatro meninos da periferia paulistana -Mano Brown à frente- que o movimento hip hop ganhou volume no Brasil.
Brown exerce carisma de líder daqueles que movem multidões com discursos, conselhos, raiva e música.
Mas as multidões que os Racionais influenciam moram, quase sempre, na periferia. O gênero musical (rap) e o movimento (hip hop) se desenvolvem na margem, sem precisar de indústria, mercado e mídia.
No Rio de Janeiro, o bravio MV Bill faz as vezes de líder, inclusive com um olho na grande mídia que os paulistanos em geral não possuem.
Subdividido em grupos e geografias divergentes, o movimento cresce desordenado e desorganizado. O que os une, a todos, é que o compromisso social e a revolta, maiores ou menores de artista para artista, estão sempre presentes.
Esse poder de influência dos rappers junto a suas comunidades foi percebido há muito por Lula, que esteve próximo deles como político e como candidato. Mano Brown é historicamente próximo de Lula e do PT. Mano Brown não compareceu ao encontro de ontem.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Na TV, Dirceu critica "especuladores"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.