São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assembléia da CNBB terá participação ecumênica

da enviada especial

A 38ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, que começa hoje em Porto Seguro, terá a participação de representantes de religiões afro-brasileiras, evangélicas, indígenas, budistas e do judaísmo.
"Isso mostra que estamos abertos a todos", declarou ontem o secretário-geral da entidade, d. Raymundo Damasceno.
O encontro inter-religioso acontecerá no dia 29 e contará, entre outros, com a presença da mãe-de-santo Carmosina, de Ilhéus.
A conferência de bispos será aberta hoje com a celebração da missa pelos 500 Anos de Evangelização no Brasil.
Pela primeira vez, em aproximadamente 30 anos, o encontro acontecerá fora do distrito de Itaici, em Indaiatuaba, cidade próxima a Campinas.
"Queríamos dar um acento religioso e evangelizador às comemorações dos 500 anos, quando celebramos 500 anos de fé e de evangelização no país", disse d. Damasceno.
No país para a missa, o cardeal Ângelo Sodano, segundo homem na hierarquia do Vaticano e representante do papa João Paulo 2º no evento, será homenageado pelos bispos brasileiros reunidos durante a conferência com a apresentação de grupos de danças típicas.
O tema central da reunião será os 500 anos do Descobrimento. Serão feitas ainda considerações históricas sobre o presente e o futuro do país.
Outra novidade do encontro será uma visita organizada dos bispos a comunidades indígenas e a moradores de favelas da região. Conforme o secretário-geral da CNBB, foram selecionados 21 diferentes locais, entre áreas históricas, turísticas e de concentração de pobreza.
A assembléia será encerrada no dia 3, com a apresentação de um documento -batizado provisoriamente de Carta de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.


Texto Anterior: Primeira Missa foi na Páscoa
Próximo Texto: Vaticano censura cantos e trechos da celebração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.