UOL

São Paulo, sábado, 26 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Ganhar no papo
Em busca de apoio às reformas, Lula realizará uma série de almoços com as bancadas do Congresso. O primeiro será com a do PT, na terça. Na semana seguinte, o presidente vai se encontrar com a do PMDB, na casa de Eunício Oliveira, em Brasília.

Sem preconceito
A intenção de Lula é reunir-se com todas as bancadas do Congresso. Se sentir que há clima, poderá almoçar inclusive com as do PSDB e do PFL.

Escudeiros
Lula levará uma verdadeira tropa de choque ao almoço com a bancada do PT, na qual muitos deputados não aceitam vários pontos da proposta do governo para a reforma da Previdência. Estará acompanhado dos ministros Palocci Filho, José Dirceu, Ricardo Berzoini e Luiz Dulci.

Troca de cotoveladas
Miro Teixeira (Comunicações) ameaça deixar o PDT caso Leonel Brizola insista em se opor às reformas de Lula. O ministro tem convites do PTB e do PPS. Como não se dá muito bem com Ciro Gomes, o primeiro partido é o destino mais provável se ele sair mesmo do PDT.

O peso da caneta
Dos 16 deputados federais do PDT, oito poderão seguir Miro Teixeira caso ele deixe o partido em razão da oposição de Brizola às reformas de Lula.

Na ponta do lápis
Sem dinheiro, a cúpula da Polícia Federal quer trazer de volta ao Brasil os dois policiais que investigam em Nova York (EUA) o envio ilegal de recursos pelo Banestado. A missão já gastou cerca de US$ 80 mil .

Velhos amigos
Durante encontro em Recife com representantes de 14 movimentos de trabalhadores rurais de PE, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, ouviu todas as reivindicações dos sem-terra. Eles foram tratados pelo petista como "parceiros" do governo Lula.

A conferir
Rossetto (Desenvolvimento Agrário) lançará hoje em Buíque (PE) o programa de "Convivência com o Semi-Árido". O ex-ministro Raul Jungmann afirma que a proposta é muito semelhante à do "Sertão Cidadão", lançado no governo FHC.

A contragosto
Rosinha não queria que Garotinho assumisse a Secretaria de Segurança Pública. Resistiu o quanto pôde. Argumentava que não pretende ficar viúva.

Não perde a piada
Questionado se continuará a acumular o governo do Paraná e a Secretária de Segurança Pública, Roberto Requião (PMDB) ironizou: "Poderia fazer como a Rosinha, que indicou o marido. Pensei em nomear minha mulher, mas ela recusou".

Aqui, agora
Garotinho anunciará na segunda pacote de medidas que inclui a instalação de câmeras de TV em túneis e áreas com grande incidência de crimes no Rio.

Apito tribal
Lideranças indígenas criticaram duramente Lula, em sessão solene no Congresso. A principal reclamação é que o presidente recebeu 23 projetos de demarcação de terras indígenas, mas assinou apenas oito.

Política de resultados
A principal reserva indígena a ser demarcada é a de Raposa/ Serra do Sol, em Roraima. Líderes indígenas afirmam que, para que o governador Flamarion Portela entrasse no PT, Lula prometeu que a demarcação não seria feita. O Planalto nega.

Barrado no próprio baile
Em Recife, sem a presença do governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), seu anfitrião em PE, Lula jantaria ontem com o de Alagoas, Ronaldo Lessa (PSB), aniversariante do dia. No cardápio constariam as reformas tributária e da Previdência.

TIROTEIO

Do deputado Chico Alencar (PT-RJ), sobre o projeto de reforma da Previdência:
- Tenho esperança de mexer na criança [o projeto] na barriga da mãe, antes do parto, mas o governo não está interessado no nosso pré-natal. O jeito será mexer após o nascimento e mandar a criança para a incubadora.

CONTRAPONTO

Lambe-lambe

Há duas semanas, diante de uma platéia de mais de 500 pessoas presentes à posse da nova diretoria da Confederação Nacional de Jovens Empresários, o ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) demonstrou bom humor.
Apontado como padrinho dos "garotos" da Conaje, que tem o apoio da CNI, o ex-presidente da Sadia tirou da manga piadas, casos e histórias divertidas.
Entre elas, a experiência da caravana ministerial do governo Lula ao Nordeste.
Segundo Furlan, ninguém se conhecia muito bem dentro da nova administração:
- Era um bando de ministros... E eu, como todo mundo, ainda estava bobo por ter sido chamado para o ministério. O único conhecido do povo era o Gilberto Gil. E em todo lugar onde eu chegava os nordestinos pediam: "Moço, tira uma foto minha com o Gil?".


Próximo Texto: Previdência: Reforma fixará teto geral de servidores em R$12.720
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.