São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Secretária vê boa relação EUA-Brasil, mas critica Chávez

DA REDAÇÃO

Desde que assumiu, em janeiro, como secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, 50, não poupou elogios ao Brasil e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Amiga de família e aliada fiel do presidente George W. Bush, Rice destaca freqüentemente "a ótima relação" dos EUA com o Brasil.
Um dia após ter sido confirmada no cargo pelo Senado, Rice telefonou ao chanceler brasileiro, Celso Amorim. Segundo o Itamaraty, ela elogiou as relações dos presidentes Bush e Lula. Antes, durante sabatina no Senado, Rice já havia falado do Brasil, ao dizer que iria continuar tendo o país "como parceiro de negociações".
Na semana passada, na Rússia, a secretária voltou a elogiar o país, desta vez por meio da política nuclear brasileira, que disse não ser motivo de preocupação para os EUA.
Por outro lado, Rice vê o governo de Hugo Chávez, na Venezuela, com preocupação. Já o classificou de "força negativa na região", acusando-o de criar dificuldades para os vizinhos.
Ex-secretária de Segurança Nacional de Bush, Rice fez história ao assumir o Departamento de Estado: é a primeira mulher negra a ocupar o cargo. Nos EUA, é cogitada para ser candidata à Presidência, em 2008, o que ela já negou.


Texto Anterior: Agenda de Rice com Lula inclui Equador e Venezuela
Próximo Texto: Alta conexão: Software livre não é tema, diz Microsoft
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.