São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 2005

Texto Anterior | Índice

CAMPO MINADO

Já são 6.083 famílias

MST faz 24ª invasão do "Abril Vermelho" em PE

DA AGÊNCIA FOLHA

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) chegou à 24ª invasão de terra em Pernambuco, no "Abril Vermelho" -quando o movimento intensifica suas ações para lembrar o assassinato de 19 sem-terra em Eldorado do Carajás (PA), em 1996.
Cerca de 60 famílias invadiram, neste fim de semana, a fazenda Garrote, em Brejo da Madre de Deus. A Polícia Militar confirma a invasão, mas diz que o clima está tranqüilo. O MST reivindica a área -de 1.800 hectares- para a reforma agrária, sob a alegação de que ela é improdutiva.
O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), no entanto, diz ter feito vistoria no mês passado e que a área é produtiva. A Justiça chegou a dar a reintegração de posse ao dono.
Só neste mês, 6.083 famílias participaram das ações do MST em Pernambuco -o que representa 70% da meta de 8.800 que o governo prometeu assentar no Estado em 2005. De acordo com o coordenador do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, há 23 mil famílias acampadas em mais de 160 propriedades rurais aguardando decisão do governo.
Em Pernambuco, a OLC (Organização da Luta no Campo) e o MTBST (Movimento dos Trabalhadores Brasileiros Sem Terra) também invadiram, juntos, oito fazendas neste mês. (THIAGO REIS)


Texto Anterior: Estréia: Primeira coletiva de Lula deve ser na sexta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.