São Paulo, terça-feira, 26 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRÉIA

Formato ainda não está definido

Primeira coletiva de Lula deve ser na sexta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve conceder nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto, sua primeira entrevista coletiva à imprensa, com a participação de jornais, emissoras de rádio e TV e agências internacionais.
Até agora, Lula concedeu diversas entrevistas, mas nenhuma que tenha reunido todos os tipos de mídia. Separadamente, o presidente falou, por exemplo, com correspondentes internacionais, colunistas de jornais e emissoras de rádio. O formato da entrevista ainda não foi definido.
Não se sabe, por exemplo, se os jornalistas terão direito à réplica, depois de ouvir a resposta.
Em alguns contatos que teve com o presidente, a imprensa não pôde, por exemplo, gravar a entrevista. Em outros casos, foram vetados o direito à réplica. A participação de Lula numa ampla coletiva é um pedido antigo de Ricardo Kotscho, seu antigo assessor, e de André Singer, hoje titular da Secretaria de Imprensa.
Desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2003, Lula tem protagonizado uma relação turbulenta com a imprensa. Um dos agravantes foi o envio ao Congresso da proposta de criação do CFJ (Conselho Federal de Jornalismo), que visava "orientar, disciplinar e fiscalizar" o exercício da profissão e das atividades de jornalismo. (EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Memória: Morre o economista Gunder Frank
Próximo Texto: Campo minado: MST faz 24ª invasão do "Abril Vermelho" em PE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.