São Paulo, quinta-feira, 26 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Mais duas

De volta às CPIs -e à blogosfera política, a começar de Ricardo Noblat, agora em seu terceiro portal, ele que surgiu independente. Ontem, fez "live-blogging", um minuto-a-minuto da votação do Supremo. Mas o placar era esperado, como ele mesmo postou, com a previsão do jornalista Kennedy Alencar de que "a maioria, se não a totalidade", votaria pela CPI. Desde cedo, aliás, o blog de Fernando Rodrigues avisava que outro resultado seria "enorme surpresa". E que "seria péssimo para o Planalto, que quer instalar de uma vez", se um ministro pedisse vista e adiasse a coisa.
E até a manchete do "JN" soou cansada: "Supremo autoriza a instalação de uma CPI na Câmara sobre a crise do setor aéreo. O Senado decide abrir outra".

Reprodução
DISTENSÃO
De um lado, Lula se encontra com Tasso Jereissati, nomeia Mangabeira Unger ministro etc., no que Eliane Cantanhêde chamou na Folha Online de busca da "unanimidade", que no caso "não tem nada de burra". De outro, Boris Casoy recebe José Dirceu na JBTV (esq.) e em seguida FHC. E Alexandre Machado, na Cultura, recebe até João Paulo Cunha (dir.).

ATRASO
A reportagem de Laura Mattos, sobre a liminar de um ministro do Superior Tribunal de Justiça às redes, contra a obrigatoriedade de exibir programas nos horários dados pelo governo, foi a manchete e a "+ lida" na Folha Online ao longo do dia -e ecoou pela blogosfera. No Blue Bus, Luiz Eloy Oliveira desabafou, em comentário destacado, "desculpe a comparação, mas este juiz está parecendo aquele dos bingos". Na própria Folha Online, o professor Laurindo Lalo Leal Filho descreveu a resistência das TVs como "demonstração pública do atraso cultural do país".

MYSPACE VEM AÍ
No enunciado da Reuters, "rede social MySpace testará site para brasileiros e latinos". É o serviço da gigante News Corp., de Rupert Murdoch, dominante nos EUA, que ameaça afinal o Orkut, da Google, dominante no Brasil. A versão Beta, de teste, entra no ar em "meados" do ano.

MENTIRA VIRTUAL
O Interney, referência da blogosfera e que participou de um evento com o criador do Orkut dias atrás, questiona não só o serviço e seu criador, mas a confusão reinante entre vida real e virtual. Avisou que é uma só, real, sem a desculpa "virtual" que permite a menor de idade abrir perfil no Orkut.

ATRAENTE
Lula, noticiam sites pela América Latina, está no Chile. No encontro do Fórum Econômico Mundial, a notícia de ontem era o relatório da organização, que deu os mesmos Chile e Brasil como os "mais atraentes para investimento privado em infra-estrutura" na região. Na Argentina, que ficou num distante nono lugar, foi manchete no site do "La Nación", "A Argentina, pouco atraente para investir".

GUERRA BIOPOLÍTICA
Andres Oppenheimer, o colunista de América Latina do "Miami Herald", surgiu ontem também no espanhol "El País", com a análise "A guerra biopolítica". No texto, "surpresa!", como ele mesmo anuncia, desta vez apóia as críticas feitas por Fidel Castro e Hugo Chávez ao programa de etanol de milho dos EUA.
Mas ele defende o álcool de cana feito no Brasil, inclusive a derrubada da tarifa cobrada nos EUA sobre a importação.

PEDRO MALAN LÁ
Em campanha aberta pela derrubada do americano Paul Wolfowitz do Banco Mundial, o "Financial Times" publicou ontem uma longa carta do economista Colin Bradford, da Global Governance, de Washington, com uma lista de eventuais substitutos. São, como descreveu, "líderes".
Encabeça a lista ninguém menos que "Pedro Malan, o ex-ministro de finanças do Brasil". Ele era diretor do Bird até a convocação por FHC.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Religião 2: Após acordo, Câmara desiste de criar feriado de frei Galvão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.