São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa popular vira palanque na Bahia

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Ex-prefeito de Salvador e locutor oficial do campanha nacional de rádio do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mário Kertész, 58, transformou as suas cinco horas diárias de programas na rádio Metrópole FM em um "palanque eletrônico".
Pelo menos três vezes por semana, Kertész tem entrevistado candidatos à sucessão presidencial, aos governos estaduais, ao Senado, ministros e governadores.
"Quem melhor utiliza a comunicação no rádio é o Anthony Garotinho [candidato do PPS à Presidência]", reconhece Kertész, que foi prefeito de Salvador entre 1979 e 1981, pela Arena (Aliança Renovadora Nacional) e entre 1986 e 1989 pelo PMDB.
Em uma época em que os grandes comícios praticamente desapareceram, a utilização do horário por parte dos políticos nos programas comandados por Kertész tem um efeito multiplicador.
Das 8 às 10h, o programa é retransmitido por uma cadeia de 19 emissoras de todas as regiões do Estado. Juntas, as emissoras abrangem cerca de 350 dos 417 municípios da Bahia.
Dos quatro candidatos à Presidência, apenas o tucano José Serra foi entrevistado somente uma vez neste ano por Kertész.
Por sua amizade com Lula e com o marqueteiro Duda Mendonça, o radialista tem mais aproximação com o pré-candidato petista. Os presidenciáveis Garotinho e Ciro Gomes (PPS) também utilizam com frequência os programas de Kertész.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Clientelismo é comum, dizem estudiosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.