São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma agrária do presidenciável pode ter presença do MST

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de conviver às turras durante sete anos e meio com Fernando Henrique Cardoso, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) poderá participar da política fundiária de um eventual governo do candidato do presidente, José Serra.
A Folha teve acesso à última versão do programa de reforma agrária de Serra. O documento estabelece três premissas para melhorar a "eficiência e a eficácia" da política de terras no país. A primeira é a "Participação das Organizações e Movimentos Sociais".
O documento ainda precisa ser aprovado por Serra para ser anexado de forma definitiva ao seu programa de governo.
Além das "organizações e movimentos sociais", a proposta prevê também a participação de trabalhadores assentados ou a serem assentados na política de terras.
As outras duas premissas são a descentralização das ações e a preservação ambiental.
A meta de assentamentos, segundo a versão do programa obtida pela Folha, é de 400 mil famílias até 2006. O custo estimado é de R$ 6,5 bilhões. A prioridade é o Nordeste, para onde é previsto o assentamento de 160 mil famílias.
O programa prevê a criação de consórcios intermunicipais, associação de municípios de uma região para a formulação de planos de desenvolvimento rural. E sobre crédito, sugere a criação de um fundo de desenvolvimento rural ou de um banco público.

Forças Armadas
Se eleito, Serra pretende mandar as Forças Armadas ocupar as fronteiras brasileiras, até criar a Polícia Federal fardada.
A intenção foi revelada ontem em entrevista à jornalista Miriam Leitão, no programa "Espaço Aberto", do canal de TV paga "Globonews". "Tem que controlar toda a fronteira. É pela fronteira que entram as armas, compradas em quartéis da Bolívia, e as drogas." (RAYMUNDO COSTA)



Texto Anterior: Pelo Telefone: Tucano pede prazo a professora de inglês
Próximo Texto: Triângulo Mineiro: Itamar "esfria" apoio a Lula e flerta com Ciro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.