São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Vereador diz que acusações são "maluquices"

DA REPORTAGEM LOCAL

O vereador Vicente Cândido (PT), que classificou as acusações de "maluquices", afirmou ontem à reportagem, em entrevista gravada, ter "uma ligação informal" com a Occa, cuja atividade está sob investigação pelo Ministério Público.
"Formalmente, eu não tenho ligação nenhuma, nem com ela [Occa", nem com outras, porque o parlamentar, pela lei federal, não pode ter ligação com órgãos que fazem contrato com o poder público."
Mas, "informalmente", o parlamentar disse que presta apoio político à Occa.
Como apoio político, Vicente Cândido afirmou que ajuda a revisar recursos de projetos culturais e que busca patrocínio para as organizações não-governamentais que desenvolvam trabalhos sociais voltados a assuntos culturais.
Questionado se intercedeu pela Occa para conseguir apoio financeiro da Enterpa, respondeu "também". "Conheço a Enterpa, administrei a região. Também tenho contato com a empresa", disse.
Ele negou ter pressionado organismos municipais para a aprovação do projeto "50 horas de cultura e esporte contra a violência urbana".
"Eu não fiz pressão [para aprovar o projeto na Secretaria da Cultura", mas, se fiz, é legítimo. Gostaria que o país gastasse 3% ou 4% do PIB com a cultura", afirmou o parlamentar, que se mostrou irritado com a reportagem.
"O dinheiro foi para o bolso da organização e haverá uma prestação de contas, porque esse dinheiro é público. Esse dinheiro não vai para o meu bolso, para o seu ou para o do seu jornal", afirmou.
"Teu jornal deixa de falar a verdade inclusive de outras coisas que eu tenho colecionado." Questionado sobre esses supostos fatos, disse que, "no momento oportuno", falaria.
A assessoria do vereador questionou o uso da palavra "doação" pela reportagem. Segundo a assessoria, a Enterpa não doou R$ 140 mil, mas sim fez uma "renúncia fiscal", já que poderá abater 70% do valor doado em impostos.


Texto Anterior: PT sob Suspeita: ONG ligada ao PT terá de explicar uso de recursos
Próximo Texto: Lobby Internacional: PF diz não ter como usar dados do Sivam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.