São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Licitação é de 1994, diz FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que a licitação para a escolha da empresa Raytheon, responsável pela implantação do Sivam, foi feita no governo anterior ao seu.
FHC fez a afirmação ao ser questionado sobre por que o tenente-brigadeiro Marcos Antônio de Oliveira mudou de idéia durante o processo de concorrência para o Sivam para ajudar a empresa norte-americana.
O presidente disse que a resposta teria que ser dada pelo próprio brigadeiro. A pergunta foi feita pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, do UOL News, na noite de terça-feira, ao porta-voz do presidente, Alexandre Parola.
Ele encaminhou a pergunta a FHC, que disse que ainda não era presidente em 1994, ano em que ocorreu a licitação. Na época da licitação, a Presidência era exercida por Itamar Franco.
Apesar de ainda não ser presidente na época da licitação, FHC, resistiu às pressões para impedir a implementação do sistema devido às acusações de fraude. O Sivam foi alvo de uma CPI na Câmara e de sete auditorias do TCU (Tribunal de Contas da União).
"Sempre defendi esse programa e o acompanhei com atenção desde o seu início", disse FHC em discurso na última terça-feira durante a cerimônia de incorporação de aeronaves ao Sivam, na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.



Texto Anterior: Militar nega favorecimento
Próximo Texto: "Com o tempo, a pele vira couro", diz presidente ao defender o Sivam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.