São Paulo, sábado, 26 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz aprova, mas advogado rejeita possível veto

DA REPORTAGEM LOCAL

A sinalização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que vetará o projeto que "blinda" escritórios de advocacia agradou magistrados e deixou advogados desgostosos.
O presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais), Fernando Baptista de Mattos, voltou a defender o veto por considerar que escritórios de advocacia não podem ser "locais sagrados", enquanto tribunais, instituições financeiras e até o Congresso podem ser alvo de mandados de busca e apreensão. "Já existem na lei mecanismos de defesa da relação do advogado com seu cliente", afirmou.
O advogado criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira diz que a lei não torna advogados imunes. "Não é verdade", diz, "que agora o advogado poderá esconder armas ou outros objetos ligados ao crime cometido por seu cliente".
Segundo ele, o próprio projeto prevê punição para isso. "É estranha a grita contra tal projeto que traz a declaração de inviolabilidade que tradicionalmente foi respeitada pelo Judiciário, com exceção dos períodos ditatoriais e, lamentavelmente, mais recentemente, dentro da paranóia repressiva que se instalou no país." (AF)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: PF diz que "sempre" cobra nomes de presos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.