São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente defende "valorização" do Legislativo e diálogo entre Poderes

JULIA DUAILIBI
ENVIADA ESPECIAL A QUITO

No momento em que o governo trava uma batalha com a oposição no Congresso, com obstruções e um intenso debate sobre o projeto das PPPs (Parcerias Público-Privadas), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a "valorização" do Legislativo e a negociação e o diálogo entre os Poderes.
Lula disse também ser "fundamental" a boa relação entre o Legislativo e o Executivo para a aprovação de reformas. "Sabemos que, para levar a bom termo as reformas, é fundamental relação de confiança e respeito entre o Executivo e o Legislativo", declarou o presidente, durante sessão solene do Congresso equatoriano.
Lula, que encontra resistência da oposição na aprovação da PPP, tida como agenda prioritária do governo, defendeu o diálogo constante entre as partes quando forem tratados temas de interesse do Executivo. "Somos favoráveis a um permanente diálogo acerca das posições negociadoras conduzidas pelo Executivo."
Em seu discurso a cerca de cem parlamentares equatorianos, no convento San Agostín, construído no século 16, Lula declarou também que a manutenção do diálogo entre o Executivo e o Legislativo é um dos fatores que dão legitimidade ao presidente.
O petista também enfrenta críticas da oposição e de setores aliados em razão do número de medidas provisórias editadas.
Aos deputados do Equador, Lula disse que, no contexto mundial atual, é necessário prestigiar o Legislativo: "Num mundo crescentemente interdependente, é preciso valorizar os Legislativos, inclusive quanto ao fortalecimento da ação internacional do Estado". Defendeu a participação "dos Poderes da República" na construção de um país "próspero e justo".
Ao final, Lula recebeu as chaves de Quito, capital do Equador.


Texto Anterior: Em obras: Fundação militar fará reforma no Alvorada
Próximo Texto: Linha do Equador: Lula elogia cerveja Ambev e pede competitividade a equatorianos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.