São Paulo, terça-feira, 26 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES NA INTERNET

Internet vai tentar ser a companheira da madrugada de apurações

VAGUINALDO MARINHEIRO
EDITOR-EXECUTIVO DA FOLHA ONLINE

A Internet vai tentar no domingo e na segunda-feira ser a grande companheira de quem pretende acompanhar a apuração dos votos das eleições municipais. E, na disputa com os outros meios de comunicação, ela leva vantagem.
Para os jornais impressos, as apurações, assim como a Olimpíada, acontecem num horário ingrato. Muitas definições vão acontecer na madrugada e na manhã da segunda-feira, quando as edições já estiverem fechadas.
Televisões e rádios não têm o mesmo problema, mas o telespectador/ouvinte não vai ter condições de escolher em que horário e sobre qual local receber as informações.
Na Internet será diferente. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) promete colocar na rede os dados de todos os 5.561 municípios brasileiros, seja uma capital estadual, seja um pequeno município.
A previsão é que cidades que contam com sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) tenham os dados disponíveis dois minutos depois de os computadores lerem os disquetes das urnas. Isso significa que logo após as 17h de domingo já será possível acessar resultados parciais.
Em municípios menores, onde a apuração estiver sendo feita pelos juízes eleitorais, a recomendação do tribunal é que os resultados sejam replicados imediatamente para os TREs, que repassam para o TSE.
Com isso, a previsão é que a grande maioria dos municípios, 70% deles, tenha a apuração concluída até as 12h de segunda-feira. Isso inclui o nome de prefeitos e vereadores eleitos e dos candidatos que vão para o segundo turno. Nesses 70% estão todas as capitais e os municípios das principais regiões. O Rio de Janeiro e os Estados do Sul, por exemplo, acreditam terminar tudo até a 1h de segunda-feira.
Vão atrasar aqueles locais de difícil acesso, como municípios da região Norte onde não existem telefones e de onde os disquetes serão levados de barco às sedes dos TREs.
Mas como acompanhar as eleições pela Internet? Não adianta buscar os sites oficiais do TSE e dos TREs, que estarão fora do ar no domingo à noite e na segunda de manhã.
Para evitar congestionamentos e demora na busca pelos dados, os resultados estarão disponíveis por meio de 20 provedores brasileiros (em 1998 eram 12). Os dados nesses provedores serão os oficiais, computados pelo próprio TSE.
O tribunal também garante que inovações tecnológicas em relação à última eleição (1998) vão dar mais rapidez na busca dos resultados.
Quem tiver qualquer dúvida pode acessar o site eleições2000, do TSE (www.eleicoes2000.gov.br), que traz uma apresentação de como será o processo de apuração e de divulgação dos dados e a relação de provedores que vão ter os dados disponíveis no domingo e na segunda-feira.
No mais é preparar a pipoca. Para quem já está acostumado com as madrugadas olímpicas, que acabam de sábado para domingo, a virada de domingo para segunda-feira será apenas mais uma plugado na Internet. Alguns devem até torcer mais que durante as competições de Sydney.


NA INTERNET - Exemplos de onde acompanhar a apuração: Folha Online: www.folha.com.br; UOL: www.uol.com.br; BOL: www.bol.com.br; Dúvidas: www.eleicoes2000.gov.br


Texto Anterior: São Paulo: Tuma diz "aceitar" Maluf em palanque
Próximo Texto: Votação: TSE defende o uso de urnas eletrônicas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.