São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE

Presidente comparece à cremação do ativista político e ressalta que "mundo perde cidadão com letras maiúsculas"

Lula diz que Apolônio foi "símbolo da ética"

Alexandre Campbell/Folha Imagem
Lula, acompanhado de Marisa, cumprimenta Raul, filho de Apolônio


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

O corpo do ativista político Apolônio de Carvalho foi cremado ontem no cemitério do Caju (zona norte do Rio). Entre os cerca de 200 presentes, estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pouco antes da cerimônia, houve um segundo velório (o oficial havia acontecido anteontem), do qual o presidente participou.
Apolônio, um dos fundadores do PT, morreu aos 93 anos na noite de sexta-feira, em conseqüência de uma insuficiência respiratória.
Acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, do ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e do assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, Lula foi recebido pelos filhos de Apolônio, René Louis e Raul.
O presidente contou que conversou com Apolônio na última quarta e que ele lhe dissera que estava saindo do hospital: "Acho que o mundo perde um cidadão com todas as letras maiúsculas".
Lula disse que Apolônio era o "símbolo da coerência, do comportamento ético, da maturidade política". Lembrou seu otimismo: "Não tinha situação difícil em que o Apolônio não estivesse alegre, otimista".
Raul Carvalho, filho de Apolônio, disse que a família achou "bonito" o gesto do presidente de ir ao velório. "São 20 anos de militância e caminhada em conjunto [Apolônio e Lula]. Eles sempre foram muito amigos. Mesmo depois de meu pai ter deixado a direção do partido, há sete anos, ele sempre falava com Lula."
O deputado José Dirceu (PT-SP) destacou a "paixão" com a qual o ativista viveu e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que Apolônio era um "exemplo notável não somente para o PT, mas para todo o Brasil". (TF)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Outro lado: Empresa é alvo de massacre, diz sócio da Bônus-Banval
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.