São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Onda governista em Estados fortalece Lula

Petistas estimam que, em eventual segundo mandato, presidente terá até 20 governadores como aliados

FÁBIO ZANINI
LETICIA SANDER
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Caso reeleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer aproveitar a eleição de um grande número de aliados nos governos estaduais para reforçar sua base no Congresso.
A campanha petista calcula que o presidente terá entre 16 e 20 governadores em sua base de apoio -a maioria eleita pegando carona na sua popularidade. Hoje, são 11 os aliados de Lula. Entre os ganhos estão Estados importantes como Bahia, Pernambuco e Ceará.
Nas últimas duas semanas, Lula vem puxando para cima os candidatos a governador que apóia. Dos dez Estados em que há segundo turno, a tendência é de vitória de lulistas em seis: Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pará.
Os petistas vêem ainda chances de uma virada na Paraíba, onde José Maranhão (PMDB) está em empate técnico com Cássio Cunha Lima (PSDB). No Rio Grande do Sul, caiu a desvantagem de Olívio Dutra (PT) para a tucana Yeda Crusius.
O motor para o crescimento é a força da candidatura Lula, que teve trajetória ascendente durante o segundo turno.
"Teremos uma base de governadores como jamais sonhamos em ter", afirmou o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Se reeleito, Lula deve convocar reunião com governadores para discutir prioridades. A idéia é fazer nova tentativa de acordo para reforma tributária e discutir temas como reforma política e leis de cunho social.
Os governadores são considerados mais pragmáticos do que os parlamentares e têm grande controle sobre as bancadas na Câmara. Lula avalia, em conversas reservadas, que o clima político no Congresso continuará quente.


Texto Anterior: Roseana já acena para o PMDB e corteja aliados
Próximo Texto: PT recorre ao telefone para buscar votos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.