UOL

São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente pede aplausos ao Congresso

DA ENVIADA ESPECIAL A LUZIÂNIA

No dia em que estava prevista a votação da reforma da Previdência em primeiro turno no Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao discursar pela manhã para cerca de 1.200 pescadores, pediu aplausos para as duas casas do Congresso Nacional.
"Não basta vocês baterem palmas para o Fritsch [ministro da Pesca, José Fritsch] e para mim. É preciso que a gente reconheça o trabalho sério que a Câmara dos Deputados e o Senado da República fizeram em tudo o que foi pedido até agora", disse.
Lula agradeceu aos deputados a aprovação do projeto de lei criando as novas regras para o seguro-desemprego dos pescadores. "Eu tenho orgulho dos meus companheiros deputados porque, quando nós mandamos essa lei para garantir aos pescadores o seguro-desemprego, tinha muita gente que achava que era impossível, e nós a aprovamos."
O novo projeto reduziu -dos atuais três anos para um- o tempo de registro profissional para que pescadores tenham o direito.
Lula seguiu mandando recados. "Duvido que, em algum momento da história, alguém possa dizer que o presidente Lula deu um tratamento diferenciado porque o prefeito era de tal partido, o governador era de tal partido."
Amigo de Lula há mais de 20 anos, o ministro da Pesca foi elogiado pelo presidente, que o comparou a um jogador de futebol.
"O Fritsch é como aquele jogador de bola que, embora não seja o melhor do time, toda a torcida gosta dele. Para nós, muitas vezes melhor do que o melhor jogador é aquele que, do começo ao fim do jogo, não desanima nunca. Mesmo quando a bola está saindo fora, ele está correndo atrás dela. Esse vale mais do que muitos que parecem bons."
Ao final, questionado sobre a viagem que fará no final do ano e o encaminhamento das reformas, Lula afirmou: "Não estou preocupado. Está tudo resolvido". (GA)


Texto Anterior: Beijo, abraço e autógrafo: Pescadores receberão seguro-desemprego
Próximo Texto: No ar: Confuso e complicado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.