São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Acampamento foi exemplo para o MST

DO ENVIADO A LUCAS DO RIO VERDE (MT)

O acampamento da Encruzilhada Natalino, organizado de dezembro de 1980 a março de 1982, é apontado por líderes sem-terra como o exemplo de mobilização adotado pelo MST, criado em 1984.
Localizado no Rio Grande do Sul, o acampamento chamou a atenção do governo militar de João Baptista Figueiredo. Preocupado com os rumos das reivindicações, ele enviou para desmobilizar os sem-terra o major Sebastião Curió, conhecido por sua participação no combate à guerrilha do Araguaia. Sua missão era levá-los a projetos de colonização no Norte e no Centro-Oeste.
Religiosos e a coordenação dos sem-terra insistiam, porém, em que áreas no Estado fossem destinadas à reforma agrária.
O nome "encruzilhada" vem do fato de estar no encontro de estradas que levam a Passo Fundo, Ronda Alta e Sarandi. Já Natalino vem de Natálio, primeiro agricultor a erguer seu barraco no local.
No auge, em junho de 1981, o acampamento tinha cerca de 600 famílias. Curió desmobilizou menos da metade. O restante foi levado em 1982 a uma área comprada no Estado com dinheiro recolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana. (ES)


Texto Anterior: Ex-sem-terra vira produtor de soja bem-sucedido em MT
Próximo Texto: Burocracia emperra projeto de Lula no PR
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.