UOL

São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SERRA PELADA

Morte foi anteontem

Mais um garimpeiro é assassinado no Pará

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O sindicalista garimpeiro Raimundo Amorim, 38, foi assassinado com um tiro de escopeta na altura da cintura anteontem dentro de um ônibus por uma quadrilha de cinco homens encapuzados, na rodovia PA-150, em Eldorado do Carajás, no Pará.
Ele é o terceiro sindicalista garimpeiro morto nos últimos três meses na região de Serra Pelada e o segundo em quatro dias. Amorim não tinha cargo no sindicato, mas era filiado. Ele chegou a ser atendido em um hospital em Marabá (PA), mas não resistiu.
A Polícia Civil trabalha com a hipótese de uma tentativa de assalto ao ônibus que levava cerca de 40 garimpeiros de Serra Pelada para Marabá. O presidente do Simgbras, (Sindicato dos Mineradores e Garimpeiros do Brasil), Luís da Mata, diz acreditar que o crime foi planejado.
Na quarta-feira, o garimpeiro José Mendes, 63, foi assassinado com um tiro na nuca próximo a sua casa, em Serra Pelada. Em novembro passado, o presidente do Sindicato dos Garimpeiros de Curionópolis, Antônio Clênio Lemos, 42, foi morto com cinco tiros dentro do sindicato. Nos dois casos, a polícia não conseguiu esclarecer a autoria dos crimes. (MS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Previdência: Berzoini reafirma que projeto sai em 90 dias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.