São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2005

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"Veterano" de guerra vai para museu

DA REPORTAGEM LOCAL

Um veterano da guerra está finalmente tendo um descanso digno: um avião de caça P-47 Thunderbolt do 1º Grupo de Caça da FAB foi resgatado de um depósito da Prefeitura de São Paulo e está sendo restaurado para ser exibido no museu de aviação da TAM em São Carlos, a 231 km de São Paulo.
O P-47 é um raro exemplar que esteve em combate na Itália. Estes caça-bombardeiros voaram sobre os brasileiros combatendo em Monte Castello, atacaram tropas, veículos, trens e depósitos de munição alemães no norte da Itália.
"Estou levantando a história dessa aeronave. É um dos poucos P-47 que estiveram na guerra", diz o britânico Ian Comber, assessor especial do museu, dirigido por João Amaro, irmão de Rolim Amaro, o fundador da TAM.
O histórico avião foi retirado e transportado em pedaços, do abrigo no parque Cemucam, da Prefeitura paulistana, mas localizado em Cotia. Junto com ele estava um caça Gloster Meteor, o primeiro jato da FAB.
Ao chegar em São Carlos, o avião encontrou um dos pilotos que quase certamente o voaram (pelo que se sabe hoje), Fernando Corrêa Rocha, que chorou ao ver seu "colega" veterano. A idéia do museu é repintar o avião para representar o avião que Rocha voava na guerra, com o código B-5.
Existem poucos destes aviões no país -e mesmo no mundo seu número não é tão grande. Alguns vieram ao Brasil no pós-guerra e nunca combateram.
O P-47 que pertencia ao Museu da Aeronáutica de São Paulo tinha sido despejado de seu lugar de descanso, a OCA no Parque Ibirapuera, quando o local passou a ser usado para as exposições do "mecenas" Edemar Cid Ferreira, do "polêmico" Banco Santos.
O veterano de guerra, do acervo da Fundação Santos Dumont, foi parar no depósito da Prefeitura, junto com vários outros aviões historicamente importantes. Depois de mais de quatro anos de negociações, a Fundação Eductam, criada pela TAM, mas independente, conseguiu que o P-47 fosse emprestado, a princípio por cinco anos, para o museu Asas de um Sonho, a ser inaugurado em São Carlos em 2006.
O museu já tem 58 aeronaves, das quais 36 estão em condições de vôo. O acervo inclui aviões clássicos da Segunda Guerra, como o caça britânico Spitfire e o caça naval americano Corsair.
Comber é um fascinado pela história da aviação, até por razões familiares. Cinco parentes seus, incluindo seu pai, foram voluntários para combater na Real Força Aérea britânica e voaram ou foram tripulantes de bombardeiros e caças. Três voltaram vivos. Para a sorte e para a própria existência de Comber, seu pai foi um deles.
(RBN)


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