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"Veterano" de guerra vai para museu
DA REPORTAGEM LOCAL
Um veterano da guerra está finalmente tendo um descanso digno: um avião de caça P-47 Thunderbolt do 1º Grupo de Caça da
FAB foi resgatado de um depósito
da Prefeitura de São Paulo e está
sendo restaurado para ser exibido
no museu de aviação da TAM em
São Carlos, a 231 km de São Paulo.
O P-47 é um raro exemplar que
esteve em combate na Itália. Estes
caça-bombardeiros voaram sobre
os brasileiros combatendo em
Monte Castello, atacaram tropas,
veículos, trens e depósitos de munição alemães no norte da Itália.
"Estou levantando a história
dessa aeronave. É um dos poucos
P-47 que estiveram na guerra",
diz o britânico Ian Comber, assessor especial do museu, dirigido
por João Amaro, irmão de Rolim
Amaro, o fundador da TAM.
O histórico avião foi retirado e
transportado em pedaços, do
abrigo no parque Cemucam, da
Prefeitura paulistana, mas localizado em Cotia. Junto com ele estava um caça Gloster Meteor, o
primeiro jato da FAB.
Ao chegar em São Carlos, o
avião encontrou um dos pilotos
que quase certamente o voaram
(pelo que se sabe hoje), Fernando
Corrêa Rocha, que chorou ao ver
seu "colega" veterano. A idéia do
museu é repintar o avião para representar o avião que Rocha voava na guerra, com o código B-5.
Existem poucos destes aviões
no país -e mesmo no mundo
seu número não é tão grande. Alguns vieram ao Brasil no pós-guerra e nunca combateram.
O P-47 que pertencia ao Museu
da Aeronáutica de São Paulo tinha sido despejado de seu lugar
de descanso, a OCA no Parque
Ibirapuera, quando o local passou
a ser usado para as exposições do
"mecenas" Edemar Cid Ferreira,
do "polêmico" Banco Santos.
O veterano de guerra, do acervo
da Fundação Santos Dumont, foi
parar no depósito da Prefeitura,
junto com vários outros aviões
historicamente importantes. Depois de mais de quatro anos de
negociações, a Fundação Eductam, criada pela TAM, mas independente, conseguiu que o P-47
fosse emprestado, a princípio por
cinco anos, para o museu Asas de
um Sonho, a ser inaugurado em
São Carlos em 2006.
O museu já tem 58 aeronaves,
das quais 36 estão em condições
de vôo. O acervo inclui aviões
clássicos da Segunda Guerra, como o caça britânico Spitfire e o caça naval americano Corsair.
Comber é um fascinado pela
história da aviação, até por razões
familiares. Cinco parentes seus,
incluindo seu pai, foram voluntários para combater na Real Força
Aérea britânica e voaram ou foram tripulantes de bombardeiros
e caças. Três voltaram vivos. Para
a sorte e para a própria existência
de Comber, seu pai foi um deles.
(RBN)
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