São Paulo, sábado, 27 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda reajuste para os aposentados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pressionado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), o governo vai estudar a elevação das gratificações de produtividade para os servidores aposentados. A reivindicação foi feita ontem pelo presidente da central, Luiz Marinho, e obteve o apoio do ministro Guido Mantega (Planejamento).
Mantega, porém, disse que o assunto será levado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque o dinheiro para o reajuste dos servidores públicos está orçado em apenas R$ 1,5 bilhão. Marinho disse que seria necessário mais R$ 1 bilhão para dar tratamento isonômico entre ativos e inativos.
Com o dinheiro atual, o governo, no próximo dia 30, vai estipular gratificações diferenciadas para categorias de servidores que ganham menos (nível médio).
Como os aposentados ganham um percentual das gratificações, na prática eles terão um reajuste menor que os servidores da ativa. Marinho quer que os percentuais sejam elevados. Além disso, pediu mais recursos para os reajustes gerais porque os servidores têm perdas acumuladas de outros anos. Os servidores querem 127%.
Marinho disse que a CUT dará apoio aos servidores se eles decidirem entrar em greve no dia 1º de abril. A maior parte dos sindicatos dos servidores é filiada à CUT.


Texto Anterior: Agenda negativa: Ministro vê abuso e afirma que greve da PF é "deplorável"
Próximo Texto: Militares fazem movimento por salários maiores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.