São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cotado para a Fazenda, Mercadante se diz pronto para assumir o cargo

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

Cotado para substituir Antonio Palocci no Ministério da Fazenda, o líder do governo no Senado e pré-candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo, Aloizio Mercadante (SP), disse ontem que está "pronto para desempenhar [...] qualquer que seja a função necessária ao partido ou ao presidente Lula".
"Eu sempre coloquei o meu mandato à disposição do partido e do presidente Lula. Portanto, qualquer que seja a função necessária ao partido ou ao presidente, eu estou pronto para desempenhar", disse o senador.
No entanto, Mercadante afirmou que, no que depender dele, a sua preferência será a de disputar o governo do Estado. "Eu considero que a minha condição de líder do governo e pré-candidato ao governo de São Paulo é o melhor instrumento nesse momento para que a gente possa enfrentar esta conjuntura adversa", disse.
Mercadante disse que conversará nesta semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva -que, segundo ele, mantém o apoio a Palocci.
"O presidente Lula tem reiterado a sua confiança no trabalho do ministro Palocci, que estabilizou a economia do Brasil, recolocou o país na rota do crescimento e melhorou as condições de salário e emprego. Não há até o momento nenhuma acusação em relação ao desempenho do ministro Palocci na condição de ministro da Fazenda", disse Mercadante.
O senador afirmou que não conversou com Lula nos últimos dias a respeito da possível demissão de Palocci.
"O presidente não conversou comigo nestes dias a respeito dessas informações [de que Mercadante pode assumir o ministério]. Eu devo conversar ao longo desta semana com ele. Estou evidentemente à disposição do presidente Lula para o que ele precisar de mim", disse.
Mercadante e a ex-prefeita de São Paulo e pré-candidata do PT ao governo do Estado, Marta Suplicy, participaram ontem de reunião com petistas da região de Campinas (SP) para expor seus planos ao governo de São Paulo.

Tucanos
Durante discurso, Mercadante comparou dados dos três anos do governo Lula aos oito anos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). "Tucano é muito bom de bico, mas voa curto. Eles não têm argumento quando é feita a comparação entre os dois governos."
Mercadante confirmou também que o presidente Lula será mesmo candidato à reeleição. "Cada militante tem de ir para a rua e sustentar a candidatura do presidente Lula. Não terá sabor mais amargo na nossa boca se a gente não reeleger o Lula", disse durante discurso a uma platéia composta por ao menos 500 militantes petistas.
Segundo ele, o país vive um momento de "encruzilhada política" entre a direita "que passou 38 anos no poder" e a reeleição do presidente Lula.


Texto Anterior: Ministro "corta o cabelo" e não fala com a imprensa
Próximo Texto: Multimídia: Jornais apostam em saída de ministro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.