UOL

São Paulo, domingo, 27 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AJUSTES

Mercadante pede outra vez ação do BC sobre o câmbio

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou ontem que o sucesso da atual política econômica é "inquestionável", mas voltou a defender que o Banco Central atue para deter a valorização do real diante do dólar.
A intervenção no câmbio tem sido sistematicamente descartada pelo ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho. Na quinta-feira, os dois divergiram publicamente sobre o tema durante seminário realizado em Brasília.
Ontem, em São José dos Campos (SP), o senador disse que Palocci tem seu total apoio e que o resultado da política econômica "é um êxito inquestionável", com "melhora substancial nas contas externas". Afirmou também que a valorização do real diante do dólar -de 11,4% no mês- traz uma série de benefícios à economia, mas tem de ser controlada.
"Se houver exagero na valorização do real, as exportações brasileiras começam a cair de novo, e as importações começam a crescer. Aí, se ficarmos sem exportar, não temos saída para crise", disse.
Segundo ele, o BC deve deter a valorização do real diante do dólar. "O que eu defendo é que o BC faça esse monitoramento. Não tenho divergências [com Palocci]. O que estou fazendo é uma análise, uma sugestão, mas tenho certeza de que a equipe econômica está muito atenta a isso e não permitirá que [a valorização excessiva do real] venha a ocorrer", afirmou. (FABIANA CORRÊA)


Texto Anterior: Janio de Freitas: As fontes verdadeiras
Próximo Texto: Em campanha: No sertão, Lula pede união pelas reformas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.