UOL

São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Disseminar raízes
O PT lançou ofensiva para filiar prefeitos de pequenas capitais e cidades do interior onde o partido não tem muita tradição. Candidatos com boas chances em 2004 também estão na mira. O objetivo é "interiorizar" o PT, elegendo o maior número possível de prefeitos e vereadores.

Plano petista
Após conseguir a adesão de João Henrique, prefeito de Macapá (AP), o próximo alvo do PT é Tereza Jucá (PMDB), de Boa Vista (RR). Em 2000, o PT elegeu 187 prefeitos e 2.485 vereadores. A meta considerada modesta pela sigla é dobrar esses números na eleição de 2004.

Conflito na base
Nelson Pellegrino (BA), líder do PT na Câmara, entregou a Lula dossiê com declarações de ACM contra o presidente e seu partido na Bahia. A intenção é pressionar o Planalto a retirar os 14 cargos federais que estão sob a influência do pefelista na BA.

Por todos os lados
Pellegrino também fará uma reunião da bancada baiana com os ministros Waldir Pires (Controladoria Geral) e Jaques Wagner (Trabalho) para discutir como enfraquecer ACM no Estado: "ACM tem um discurso para cada freguês. Não podemos deixar que ele faça com Lula o que fez com Sarney e FHC", diz.

Trabalho de engorda
O PMDB espera anunciar hoje, na reunião que definirá o apoio do partido a Lula, a filiação de dois novos senadores: Leomar Quintanilha (TO), hoje no PFL, e Olivir Gabardo (PSDB-PR), suplente de Álvaro Dias, que deve deixar o Senado para assumir uma embaixada.

Águas internacionais
O marqueteiro Duda Mendonça prepara uma campanha publicitária internacional, encomendada pela Itaipu, a fim de incentivar o turismo em Foz do Iguaçu. Filmes de um minuto serão elaborados em vários idiomas para serem transmitidos em redes estrangeiras de TV.

Além da fronteira
Aécio Neves (PSDB-MG) participará hoje, a convite de João Alves (PFL-TO), da reunião de governadores do Nordeste. Quer discutir com o ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) a recriação da Sudene e de programas de desenvolvimento do vale do São Francisco.

Sempre cabe mais um
José Sarney (PMDB-AP) e a Mesa do Senado criaram um cargo de confiança para o presidente de cada uma das oito comissões permanentes do Senado. O salário máximo para cada vaga é de cerca de R$ 8.000.

Calmante federal
Comentário ouvido no Planalto depois que o empresário Antônio Ermírio de Moraes (Votorantin) disse que pediria aspirina para suportar juros altos: "Toda vez que chega uma tabela do preço do cimento, o consumidor tem de pedir Lexotan".

Prática partidária
Luciana Genro e Babá são os convidados de honra de ato em apoio à vereadora Ceres Figueiredo, de Olinda (PE), na próxima quinta-feira. A petista foi suspensa do partido por não retirar sua assinatura de um pedido de CPI, contrariando decisão da Executiva municipal.

Estilo familiar
Acusado de trocar Viagra por votos no PI, Antonio de Moraes Souza escapou da cassação no TRE-PI. O tribunal alegou que a ação foi apresentada fora do prazo. O deputado é irmão de Mão Santa, que perdeu o mandato de governador por ter distribuído remédios em comitê.

Visita à Folha
Alcides Parizotto, diretor-presidente da Construtora e Incorporadora InPar, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Marco Antonio Parizotto, diretor, e de Graziele do Val, assessora de imprensa da InPar e diretora da Communicação.

TIROTEIO

Do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), sobre as declarações de José Alencar defendendo a queda dos juros e a confissão involuntária de José Dirceu (Casa Civil) de que o governo quis segurar a economia:
- Seria melhor Lula entregar o poder aos radicais, pois são mais moderados e sensatos.

CONTRAPONTO

Com a mão na massa

No último sábado, o secretário da Habitação do Estado de SP, Barjas Negri, foi a Duartina (a cerca de 360 km da capital paulista) vistoriar as obras de um conjunto habitacional. As casas estão sendo feitas pelos próprios moradores, com material financiado pelo governo.
Na visita, alguns munícipes pediram para que o secretário completasse o "reboco" numa parede. Como ele nunca havia feito nada parecido, desconversou. E pediu ao prefeito de Duartina, Ênio Simão, que tivesse a honra de atender o pedido.
Meio sem jeito, o prefeito aceitou a tarefa. E, ao tentar espalhar a massa na parede, começou a dar um banho de cimento em todos os que estavam no recinto.
Ao ver Simão desconcertado com a situação, Negri disparou, para gargalhada geral:
- Está vendo, prefeito. Foi por isso que eu pedi para o senhor fazer antes de mim.


Próximo Texto: Reformas: Planalto atende Judiciário e muda subteto nos Estados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.