UOL

São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TENSÃO NO CAMPO

MST invade usina na Bahia pela terceira vez
Cerca de 400 famílias (aproximadamente 2.000 pessoas) de trabalhadores rurais ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram ontem pela manhã a usina de açúcar Itapetingui, localizada em Amélia Rodrigues (80 km de Salvador).
A propriedade já havia sido invadida em duas outras oportunidades-em abril do ano passado e há dois meses. Em ambas as vezes, os sem-terra só saíram após um acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para que a fazenda passasse por vistoria.
Como a vistoria não aconteceu, os sem-terra voltaram a acampar no local. A invasão ocorreu às 9h de ontem, de forma pacífica, com a instalação de barracas para acampamento no local. Desativada desde 95, a usina pertence à família do prefeito do município, Paulo César Falcão. Segundo o MST, a usina, de 3.500 hectares, é improdutiva, e os sem-terra aguardam a desapropriação da fazenda.
O Incra informou que a área já foi vistoriada. Mas uma ação impetrada pelo proprietário impediu a continuidade do processo de desapropriação. Segundo seus assessores, o prefeito disse que irá entrar com ação de reintegração de posse na Justiça. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR)


Texto Anterior: SP quer mudar cálculo para limite da dívida
Próximo Texto: Sergipe: Assembléia cassa mandato de deputado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.