UOL

São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTEGRAÇÃO NACIONAL

Governo vai recriar Sudam e Sudene
O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, anunciou ontem que o governo federal pretende recriar as antigas Sudam e Sudene (superintendências do desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste, respectivamente) em junho, por meio de projeto de lei com tramitação especial ou medida provisória.
Ambas as autarquias haviam sido extintas em 2001 pelo governo Fernando Henrique Cardoso devido às sucessivas denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público de diversos projetos financiados por elas. Foram criadas em substituição duas agências, ADA (para Amazônia) e Adene (para o Nordeste).
Ontem, a proposta inicial foi levada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até o dia 13, Ciro Gomes fará um périplo pelo Nordeste para discutir e modificar o projeto. Segundo ele, a nova Sudene deverá investir R$ 1,9 bilhão por ano, estimativa que inclui renúncia fiscal, verbas dos fundos de desenvolvimento e recursos orçamentários.
Os novos órgãos deverão priorizar, com condições de crédito mais vantajosas, os empreendimentos que sigam um rol de diferenciais estratégicos, como, por exemplo, distância das capitais e uso intensivo de mão-de-obra.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Paraná: Índios ameaçam bloquear estrada em Guarapuava
Próximo Texto: Recursos públicos: Governo libera verba para obras e segurança
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.