São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUDICIÁRIO

STF recebe ação que acusa Lula de prevaricação

DA FOLHA ONLINE

O STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu na última sexta-feira ação civil pública ajuizada no último dia 23 pela Afim (Associação dos Arrendatários Financiados e Mutuários do Sistema Financeiro do Estado de Goiás) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na ação, a associação alega que o presidente Lula teria sido omisso e prevaricado (faltar ao cumprimento do dever por interesse ou má-fé) por não ter tomado providências sobre o suposto pagamento de mesada de R$ 30 mil a parlamentares da base aliada em troca de apoio ao governo federal.
Em entrevista à Folha, o deputado federal Roberto Jefferson afirmou que o pagamento do "mensalão" funcionou até o início do ano, quando o presidente foi informado e teria interrompido o pagamento. Ainda de acordo com Jefferson, o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, seria um dos operadores do "mensalão". Delúbio já negou as acusações.

Quebra dos sigilos
A associação pede que o Supremo julgue pela procedência da ação e requer ainda que determine a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Lula, do tesoureiro do PT e das bancadas do PL, do PP e do PTB.
O ministro Celso de Mello será o relator da ação.

Texto Anterior: Lula afirma que Dirceu e Delúbio o decepcionaram
Próximo Texto: Regime militar: Suicídio de mulher de Lamarca é improvável, diz laudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.