São Paulo, sábado, 27 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestação contrária só reúne 20

DA AGÊNCIA FOLHA, EM QUIXADÁ

Numa cidade administrada pelo PT, tudo foi organizado para uma recepção calorosa em apoio ao presidente Lula. Um pequeno grupo de estudantes, porém, com cuecas, narizes de palhaço e até um sósia do empresário Marcos Valério, fez barulho e pediu o impeachment do presidente.
Os 20 estudantes dizem não fazer parte de partidos políticos. "Assim como começou no Ceará o movimento de "Fora Collor", iniciamos aqui este "Fora Lula", por não acreditar que o presidente não soubesse de nada", disse Aécio Holanda, 29. Para parecer com Marcos Valério, Tiago Correia, 24, raspou a cabeça e colocou um terno. "Agora só me chamam de Tiago Valério." Ele disse que anulou o voto na eleição passada.
Em uma cueca gigante, duas estudantes com caras de palhaço entoavam hinos contra o presidente. Outro manifestante vestia um terno com uma cueca por cima, em referência aos dólares encontrados na cueca do petista José Adalberto Vieira da Silva.
O grupo era pequeno e não chegou perto do presidente, mas fez barulho: "Lula, decepção, tirou do povo para pagar o mensalão". De outro lado, gritava um grupo de apoiadores do presidente: "Lula, guerreiro do povo brasileiro".
Cerca de 800 homens participaram da segurança, com soldados do Exército à paisana no galpão onde Lula discursou. No local, só cabiam 5.000 pessoas e houve empurra-empurra na entrada. Muita gente ainda ficou do lado de fora.
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Ceará levou de Fortaleza dez ônibus cheios de apoiadores. Caminhões paus-de-arara e peruas também foram contratados pela prefeitura da cidade para transportar pessoas que vivem nas áreas rurais.
Um comitê em defesa de Lula vendia camisetas e bonés a R$ 1, com a frase: "Lula, confiamos em você". O comitê é organizado pelo PT de Quixadá, que tem como principais líderes o prefeito Ilário Marques e sua mulher, a deputada estadual Rachel Marques, líder do partido na Assembléia.
Segundo o prefeito, a visita de Lula ao município foi a primeira de um presidente em 66 anos. A anterior havia sido de Getúlio Vargas, em 1939. (KF)

Texto Anterior: Para Ciro, pessoas próximas a Lula fizeram "coisa muito suja"
Próximo Texto: Presidente pode voltar à TV amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.