São Paulo, Segunda-feira, 27 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jungmann estuda pedir CPI das desapropriações

da Reportagem Local

O ministro de Política Fundiária, Raul Jungmann, estuda pedir a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as fraudes em desapropriações. Ele deve divulgar nos próximos dias um estudo mostrando que as superindenizações do Incra passam os R$ 4 bilhões.
Segundo o ministro, só 23% das áreas invadidas têm pedidos de reintegração. Para ele, isso mostra que as áreas de conflito não são tantas quanto se pensa.

Folha - O que o Ministério da Política Fundiária pode fazer em relação ao fato de o dono da fazenda Cristalino ter pago pela invasão da área?
Raul Jungmann -
Vou pedir à assessoria jurídica do ministério para fazer um processo e passar às mãos do Ministério Público e também notificar a Polícia Federal para que ela entre nesse caso.

Folha - A desapropriação está descartada?
Jungmann -
Acho praticamente impossível. Para que aconteça qualquer assentamento naquela área vou pedir um parecer do Ministério Público, da Procuradoria do Estado do Pará e solicitar acompanhamento da Ouvidoria Agrária Nacional. Esses dados obtidos pela Folha demonstram claramente uma tentativa de fraude. No que diz respeito a mim, essa área não deve ser desapropriada.

Folha - O sr. já havia tomado conhecimento de alguma outra fraude desse tipo?
Jungmann -
Há muito tempo que eu denuncio as imperfeições, lacunas e brechas na legislação que possibilitam esse tipo de conluio numa ponta e, na outra ponta, a superindenização. A legislação contém brechas. Nós fechamos algumas e agora esperamos fechar as restantes.

Folha - O sr. pretende tomar alguma outra ação para conter as fraudes em desapropriações?
Jungmann -
Tem uma parte em que os movimentos sociais podem ajudar. Sei que não é política dos movimentos participar desse tipo de acordo, mas eles deveriam punir integrantes que fazem isso. Além disso, deve-se repensar o processo de desapropriação. Talvez até criar um controle externo, uma espécie de auditoria externa. Estou pensando em levar ao Aloysio Nunes Ferreira (secretário-geral da Presidência) a idéia de que se faça uma sindicância, talvez até uma CPI em cima da questão das desapropriações.

Folha - Qual o motivo que levou o governo a decretar a fazenda Cristalino área de interesse social para reforma agrária?
Jungmann -
Deve ter sido com base na pressão dos sindicatos locais. Eventualmente pode ter alguém aqui (no Incra) que esteja participando disso e, se identificado, será alvo de inquérito. (RGa)


Texto Anterior: Questão Agrária: Fazendeiro paga para ter sua terra invadida no PA
Próximo Texto: Acre: Juiz é afastado após prender condenados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.