São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Pesquisa por telefone mostra vantagem do petista em eleição que só terá urnas eletrônicas

Lula tem a maior taxa de conhecimento do número

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em vantagem num quesito fundamental para esta eleição: o conhecimento que seus eleitores têm de seu número.
De acordo com o rastreamento eleitoral feito pelo Datafolha, 66% dos entrevistados que pretendem votar em Lula sabem que o "13" é o número correto para escolher o petista na urna eletrônica.
Para comparar, a taxa de respostas corretas do número "23" de Ciro Gomes (PPS) é de 59%, a do "40" de Anthony Garotinho (PSB) é de 50%, e a do "45" de José Serra (PSDB) é de 49%.
Os resultados têm margem de erro de três pontos percentuais e se referem à média de uma pesquisa feita no domingo e outra anteontem à noite. Hoje será feita nova pesquisa.
Como esta será a primeira eleição para presidente com 100% de uso de urnas eletrônicas, analistas apontam que as taxas de conhecimento do número podem ser decisivas, já que é preciso digitar o número na hora de votar.
Numa análise ao longo dos últimos dias, verifica-se que a taxa de Lula vem crescendo uniformemente. Já as taxas de seus adversários apresentam crescimento inconstante.
Como o rastreamento é composto de uma série de pesquisas feitas por telefone, seus resultados medem a opinião dos cerca de 54% do eleitorado que têm telefone fixo em casa. Esse segmento tem mais renda e escolaridade do que a média nacional.
Na última pesquisa tradicional do Datafolha -que mediu a opinião de 100% do eleitorado-, as taxas de conhecimento do número foram: Lula, 55%; Ciro, 42%; Garotinho, 39%; e Serra, 33%.


Texto Anterior: Risco-Nanquim
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Em transição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.