São Paulo, sexta-feira, 27 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano ironiza "frufru televisivo" de Lula

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE
DA ENVIADA A ARAXÁ

Em mais um ataque ao petista Luiz Inácio Lula da Silva, o presidenciável tucano, José Serra, disse ontem, em Belo Horizonte, que governo não se faz com "frufru televisivo" e que um presidente tem que contrariar interesses.
"Presidente tem que administrar contrariando e enfrentando interesses sim. (...) Governar é administrar interesses conflitantes, governar não é ficar na base do paz e amor, da música agradável e do frufru televisivo", disse, em referência à campanha do PT.
O tucano e seus principais correligionários vêm dizendo que Lula estaria adaptando seu discurso de acordo com a platéia. "Eu quero dizer que tenho uma cara só, que trabalho em equipe, mas eu decido. Meu método de trabalho não é o método de encarar cada problema, chamar as pessoas ligadas e pedir uma solução, porque, no mais das vezes, a soma das soluções será negativa", disse o tucano, que participou de encontro com prefeitos e vereadores na capital mineira.
A crítica, além de tentar apontar para uma "dupla face" do PT, teria por objetivo fortalecer a tese do suposto despreparo de Lula.
Serra disse que assumiu posição de "enfrentamento" no Ministério da Saúde, quando teria enfrentado "o governo norte-americano" pela quebra de patente de medicamentos, e o embate contra a indústria do fumo.
Em Araxá (MG), Serra disse que o compromisso de um eventual governo seu é aumentar o salário mínimo em 50% -o que o elevaria a R$ 300 em quatro anos, sem contar a reposição da inflação. A proposta orçamentária de 2003 prevê um reajuste de 5,5%, o que eleva a R$ 211 o valor em abril.

Vaca renitente
Serra aproveitou a presença de seu coordenador de campanha, Pimenta da Veiga, para explorar a brincadeira segundo a qual ele, Serra, só teria conhecido uma vaca há pouco tempo.
"Ele é um dos inventores, ele e Fernando Henrique Cardoso, da idéia de que eu só conheci uma vaca com 50 anos. Foi com menos", disse Serra, 60, arrancando risos da platéia (cerca de 300 pessoas) em Belo Horizonte.
(RANIER BRAGON e RAQUEL ULHÔA)


Texto Anterior: Na TV, Serra acusa o candidato do PSB de mentir sobre mínimo
Próximo Texto: Petista reprova ação das Farc na Colômbia, em entrevista ao "JN"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.