São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Pequena estatura

Carlos Nascimento, preocupado, abrindo a escalada do "Jornal da Band":
- Candidatos do baixo clero que elegeram Severino negociam acordo para ficar com a presidência da Câmara.
E abrindo o "Jornal Nacional":
- Aliados de Severino serão decisivos na eleição para a presidência da Câmara.
Para a apresentadora Fátima Bernardes, mais preocupada, no "Globo Notícia" do fim da tarde, "a divisão dos grandes partidos aumenta a chance do chamado baixo clero na eleição".
Avisa uma repórter:
- A polarização entre governo e oposição lembra o clima da eleição de fevereiro.
E vem aí Ciro Nogueira, "o herdeiro de Severino", no dizer do "Globo Notícia".
 
Longe dos telejornais, governo e oposição dão espetáculo de constranger espectador, tantos os boatos, o dia todo.
Blogs que até semanas atrás guardavam uma aparência noticiosa entregam o jogo, em campanha descontrolada.
Por canais de notícias, rádios e sites jornalísticos, em entrevistas de manhã à noite, Aldo Rebelo e José Thomaz Nonô se esforçam por confirmar as candidaturas de governo e oposição, torpedeadas pela boataria -aliás, de parte a parte.
E só Ciro Nogueira, que levou mulheres com camisetas de sua campanha aos corredores do Congresso e daí aos telejornais, era questionado por todo lado. Mas sorria no "JN".
 
Em reportagem ontem, sobre "a escolha que vai determinar os 15 meses finais do mandato de Lula", até o "Financial Times" saiu falando do "low clergy", baixo clero, que descreveu como "politicians of little stature", políticos de pequena estatura.

A DEBANDADA

Imagens Globo/Reprodução
Lula com Vladimir Palmeira, ontem

Na descrição do "JN", é uma "debandada de fundadores do partido". A Folha Online fez a mesma avaliação, bem como o "Jornal da Record". Cesar Maia postou que "o PT perde parte de seu DNA". Nas contas da Globo, por enquanto:
- Três deputados anunciam que vão deixar o partido. Também vão sair os petistas históricos Plínio de Arruda Sampaio e Hélio Bicudo.
E não importa que, no outro destaque petista do dia, o esquerdista Raul Pont tenha praticamente confirmado o segundo turno. Da Jovem Pan:
- Pela primeira vez na história, a esquerda petista tem chance de presidir o partido.
Nem a chance nem as conversas de Lula com Vladimir Palmeira e outros, nada foi o bastante para conter parte da esquerda, de olho no prazo de filiação a outra legenda. De Emir Sader, em destaque no site Carta Maior, antes do anúncio de ontem:
- O PT sai fortalecido do primeiro turno das eleições internas. Diante de seus detratores e dos que, mesmo dentro da esquerda, decretaram prematuramente a sua morte. Triste papel terão feito alguns que eventualmente abandonem o PT neste momento.
"Alguns" ou "debandada", eles já começaram.

Reprodução

FORMAL No "Bom Dia Brasil", no velório de Apolônio de Carvalho, José Dirceu foi cumprimentar Lula, que olhou para baixo e "trocou apenas um aperto de mão formal" com o ex-chefe da Casa Civil

JUÍZO FINAL

Reprodução
O juiz e as algemas da PF, de novo

Foi até manchete do Globo Online, "CPI vai apurar fraude no Brasileirão".
É que o relator Garibaldi Alves, da CPI dos Bingos, aquela que o comentarista Franklin Martins chama de CPI do Juízo Final por tratar de tudo e qualquer coisa, "informou que a comissão vai solicitar formalmente à Polícia Federal e ao Ministério Público os inquéritos da chamada máfia do apito". Segundo o "JN", a comissão já tem até pedido de depoimento do árbitro Edílson Pereira de Carvalho.

@ - nelsondesa@folhasp.com.br


Texto Anterior: Conflitos já mataram 28, diz CPT
Próximo Texto: Evento: Folha realiza 3º debate sobre reforma política
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.