São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNADORES

Alckmin está 18 pontos à frente de Genoino e deve ser reeleito hoje

O atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, 49, do PSDB, deverá ser reeleito hoje, conforme pesquisa realizada pelo Datafolha.
Dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) indicam que 25.655.553 eleitores estão habilitados a comparecer às urnas em todo o Estado neste segundo turno.
De acordo com a sondagem do Datafolha, que ouviu ontem 4.307 eleitores em 116 cidades, Geraldo Alckmin tem 59% das intenções de votos válidos, contra 41% de José Genoino, candidato do PT.
No total de votos, Alckmin ficou com 55%, contra 38% de Genoino. Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto atingiram 3%; os indecisos, 4%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Geraldo Alckmin ocupa o cargo de governador desde a morte de Mário Covas, de quem era vice, em março de 2001. Ele também foi o vice de Covas no primeiro mandato do tucano (1995-1998).
Natural de Pindamonhangaba, cidade do Vale do Paraíba, Alckmin é médico anestesista de formação, foi vereador e prefeito em seu município, deputado estadual duas vezes e também deputado federal.
É casado com Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, 52, e tem três filhos: Sophia, 22, Geraldo, 21, e Thomaz, 19.
Ele chegou ao final desta eleição depois de ter liderado a votação do primeiro turno, quando alcançou 7.501.669 votos, o equivalente a 38% do total. Genoino ficou com 32% e Paulo Maluf (PPB), com 21%, de acordo com os dados oficiais do TRE.
O atual governador sempre manteve a dianteira sobre o candidato petista ao longo dos levantamentos realizados pelo Datafolha depois do primeiro turno.
Na pesquisa inicial, feita em 11 de outubro, ele já alcançara 55% do total de votos válidos, enquanto José Genoino ficou dez pontos percentuais na sua retaguarda.
Essa diferença só aumentou nas sondagens subsequentes: 57% a 43% em 18 de outubro e 58% a 42% no último dia 23.
Em todas as pesquisas feitas pelo Datafolha, inclusive nas anteriores ao primeiro turno, Alckmin sempre teve a preferência do voto feminino (nas últimas sondagens, em mais de 60%) e a dos eleitores que residem em cidades do interior.
Apesar de Paulo Maluf ter declarado seu voto e recomendado a seus eleitores que escolhessem José Genoino, foi o candidato tucano que "herdou" a preferência dos que optaram pelo ex-prefeito paulistano no primeiro turno. Segundo o levantamento feito em 23 de outubro, 63% daqueles que votaram em Maluf disseram agora preferir Alckmin, enquanto 37% afirmaram que votariam no petista.
Alckmin será o quinto governador eleito desde que foi restabelecido o voto direto para o cargo, em 1982. (LUIZ CAVERSAN)


Texto Anterior: Dos sete fundadores do PSDB, só Serra se manterá na política ativa

Próximo Texto: ALCKMIN
Perfil: Tucano mantém perfil moldado na 'revolução de Pinda'

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.