UOL

São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGENDA CHEIA

Presidente comemora aniversário hoje; anistiados cobram pensão

Lula abre Internacional Socialista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora hoje seu primeiro aniversário no poder com uma extensa agenda, que inclui um jantar com chefes de Estado participantes do 22º Congresso da Internacional Socialista, em São Paulo. Lula completa 58 anos.
Lula participa a partir das 10h da cerimônia de abertura do congresso, no hotel Transamérica. Almoça no hotel e recebe, no período da tarde, autoridades estrangeiras que participam do evento.
O PT, partido do presidente, não integra a Internacional Socialista. A entidade reúne cerca de 150 partidos políticos socialistas, trabalhistas e social-democratas. No Brasil, só o PDT, de Leonel Brizola, faz parte da organização. A Internacional tenta recuperar o prestígio como entidade representativa da esquerda mundial.
Segundo o Planalto, a comemoração do aniversário, se houver, será "estritamente familiar", depois de jantar de trabalho.

Anistiados
Ontem, Lula recebeu em seu apartamento de São Bernardo do Campo um grupo de 30 pessoas da Associação dos Metalúrgicos Anistiados do ABC. O objetivo do grupo era cobrar do presidente o pagamento de pensões.
Os anistiados estavam em frente à residência do presidente desde as 7h30 e, às 10h10, o presidente da associação, Manoel Anísio Gomes, e o amigo de Lula João Justino de Oliveira, o Janjão, entraram para conversar com o presidente. Cerca de 45 minutos depois, toda a comitiva também entrou no salão do prédio.
O presidente da associação, Manoel Anísio Gomes, considerou o encontro produtivo e disse ter ficado satisfeito e contente, tanto pelo abraço no presidente como pela promessa que recebeu em relação à resolução do caso. "Confio muito na palavra do presidente. Conheço ele há muito tempo, ainda que alguns ministros não tenham correspondido", afirmou.
Como o montante das indenizações é alto, o presidente da Associação dos Metalúrgicos Anistiados disse aceitar a negociação para alongamento do prazo de pagamento.
A associação pretende reivindicar novamente o pagamento numa reunião, que deve acontecer entre os dias 9 e 15 de novembro, em Brasília, com os ministros Antonio Palocci Filho (Fazenda), Guido Mantega (Planejamento) e Márcio Thomaz Bastos (Justiça).



Texto Anterior: Reformas aos pedaços: Desgastado, governo tem semana decisiva no Senado
Próximo Texto: Rumo a 2004: Sem candidato, PSDB "vitamina" sigla em SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.