UOL

São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Servidores lotam galeria da Casa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Servidores públicos, sobretudo auditores fiscais aposentados, lotaram as galerias do Senado, ontem, para acompanhar a votação da Reforma da Previdência. No começo contidos, depois de nove horas de discussão eles já levantavam e aplaudiam discursos que lhes agradavam.
A auditora fiscal aposentada Valdeci dos Santos, 60, que veio de Natal (RN), disse que estava "indignada" com as propostas defendidas pelos petistas atualmente em relação à Previdência.
"Fico indignada porque votamos no PT acreditando que as coisas iam mudar. O discurso que a gente ouve é o mesmo dos governos anteriores", disse ela, que veio junto com outros auditores fiscais, de avião, em caravana organizada pela Unafisco -o sindicato nacional da categoria.
Como já está aposentada, a única medida da reforma que a afetará, caso o projeto seja aprovado, é a contribuição de 11% sobre a fatia de seu salário que exceder o valor de R$ 1.440. Valdeci não quis dizer o valor da aposentadoria.
O também auditor fiscal aposentado, João Carvalho, 78, votou pela primeira vez no PT no ano passado, em Lula. "Já me arrependi, PT nunca mais."
Para Carvalho, o governo petista é um misto de "prepotência" e "má administração". Ele citou como exemplos a reforma previdenciária e a decisão do ministro Ricardo Berzoini (Previdência) de bloquear as aposentadorias de pessoas com mais de 90 anos para fazer um recadastramento.
Quando o painel eletrônico revelou o resultado, os servidores ficaram de costas para o plenário, cantaram o hino nacional e saíram, enquanto o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), pedia silêncio.
No começo do dia, a oposição havia criticado o reforço do esquema de segurança do Senado que estaria dificultando o acesso dos servidores às galerias. O PFL chegou a anunciar que faria obstrução se as galerias não fossem liberadas. (Fernanda Krakovics)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Oposição diz que segurança barrou acesso às galerias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.