São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Aerotur 1
Já no aeroporto para deixar Porto Alegre, Lula recebeu visita da rainha e das princesas da Festa do Arroz, marcada para 27 de fevereiro. Depois de tirar fotos, as misses fizeram um pedido ao presidente: queriam porque queriam conhecer o AeroLula.

Aerotur 2
Lula não apenas concordou como ciceroneou a realeza do arroz num giro por todas as dependências de seu novo avião. No final da visita, as moças não esconderam a decepção: acharam a aeronave muito simplesinha, "nada de extraordinário".

Tucano de briga
Na reunião da Executiva do PSDB, Fernando Henrique recomendou a seus correligionários seguir o exemplo "dos tucanos do Pará, que são ferozes e destroem os ninhos dos outros".

Receita de oposição
Para FHC, cabe ao PSDB mostrar que "a economia vai bem, mas o povo vai mal". Segundo ele, 9,6% de desemprego é muito para um país com crescimento de 5%. "A crítica à política econômica tem de ser por aí."

Nome aos bois
Mais de FHC aos tucanos: "Nosso adversário em 2006 tem nome e apelido. Não adianta separar o presidente do Lula".

Primeira pedra
Diante da crise financeira da prefeitura paulistana, Paulinho (PDT) entregará na segunda ao Ministério Público representação contra a gestão de Marta Suplicy (PT). Alega que a ex-prefeita incorreu em crime de improbidade administrativa.

Jogo de resultado
Surtiu efeito a ofensiva de Anthony Garotinho sobre o PP. Dr. Heleno (RJ) filiou-se ao PMDB. Alexandre Santos vai se licenciar para assumir secretaria no Rio. Tudo para eleger Virgílio Guimarães presidente da Câmara e pôr um oposicionista na liderança da bancada peemedebista.

Fogo no parque 1
O MST faz hoje, em São Raimundo Nonato (PI), protesto contra a arqueóloga Niède Guidon, que há muito alerta os governos federal e estadual para a destruição causada por assentados do Incra na divisa do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Fogo no parque 2
Segundo Niède, cujo trabalho à frente do Museu do Homem Americano é reconhecido internacionalmente, os assentados promovem queimadas que destroem pinturas rupestres e sítios arqueológicos, além de caçar os animais que restam na região.

Outro lado
O Incra diz que o assentamento foi feito de modo a assegurar uma faixa de preservação na fronteira do parque. De acordo com a assessoria do órgão, o conflito entre o MST e Niède Guidon será acompanhado pela Ouvidoria Agrária Nacional.

Verba carimbada 1
Em telefonema ontem, o ministro Tarso Genro (Educação) ouviu de seu colega argentino, Daniel Filmus, que o premiê José Luiz Zapatero prometeu converter 60 mi da dívida da Argentina com a Espanha em investimentos em educação.

Verba carimbada 2
No entender de Tarso Genro, o gesto espanhol foi a primeira vitória do movimento que defende a troca de parte da dívida de países em desenvolvimento por investimentos em educação. O tema também fez parte da reunião de Lula, ontem, com o comitê dirigente do Fórum Social.

Menina dos olhos
Maior cidade paulista administrada pelo PT, Guarulhos receberá na terça o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) para entrega de cartões do Bolsa-Família. Pouco depois será a vez do presidente da CEF, Jorge Mattoso, discutir financiamentos para habitação popular.

TIROTEIO

Do senador petista Eduardo Suplicy (SP) sobre a ata do Copom, que aponta para futuras altas da taxa básica de juros:
-A diminuição gradual dos juros levaria ao aumento dos investimentos e da capacidade produtiva, o que permitiria manter a estabilidade pelo aumento da oferta, em vez de insistir em conter a demanda.

CONTRAPONTO

Vou de táxi

Terminado um jantar nesta semana entre o vice-prefeito Gilberto Kassab (PFL) e secretários e subprefeitos de São Paulo, os participantes do encontro, em um restaurante, dirigiram-se ao serviço de manobristas da casa à espera de seus carros.
Enquanto aguardavam os veículos, eles continuavam conversando sobre as questões do município. Conforme o tempo passava, o número de participantes do bate-papo ia diminuindo.
Até restar apenas o titular da Habitação, Orlando Almeida, que havia sido um dos primeiros a solicitar seu carro.
-Kassab, roubaram meu carro-, disse Almeida, que acabou indo embora de táxi, em ligação para o vice-prefeito.
Somente horas mais tarde o mistério foi solucionado: Barros Munhoz, subprefeito de Santo Amaro e que tem um carro idêntico ao de Almeida, tinha ido embora com o veículo.


Próximo Texto: Vaiado, Lula diz que "filhos rebeldes" voltarão para o PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.