UOL

São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Termo de compensação
Lula prometeu a Ronaldo Lessa (PSB) liberar R$ 12 milhões do Fundo Nacional de Segurança para que o governador aceitasse receber o traficante Fernandinho Beira-Mar em Alagoas. A verba será utilizada na compra de novos equipamentos e no treinamento de policiais.

Apelo presidencial
Sondado pela cúpula da Polícia Federal na última sexta-feira sobre a transferência de Beira-Mar, Lessa não aceitou de imediato. Acabou convencido por Lula e Márcio Thomaz Bastos (Justiça) na terça-feira.

Agradecimento público
Lula telefonou ontem às 16h para Lessa. Agradeceu e se ofereceu a fazer um "pronunciamento ao povo alagoano" a fim de elogiar o governador e tentar aplacar a oposição que ele irá sofrer por ter recebido o traficante no Estado. Prometeu também federalizar o presídio de Maceió.

Retórica da emergência
Roberto Rodrigues (Agricultura) convenceu Lula a liberar a venda da soja transgênica do RS para o mercado interno alegando que a proibição levaria à crise no abastecimento. Mostrou seus números e desconsiderou dado do próprio governo, que aponta para uma safra recorde este ano -18,5% maior que no anterior.

Teoria da precaução
Marina Silva (Meio Ambiente) deu o único voto contrário à liberação dos transgênicos na reunião ministerial de anteontem. Defendia a incineração de toda a safra até que haja estudos suficientes sobre o assunto. Segundo ela, ainda não é possível saber se o produto é inofensivo.

Leite azedo
Auditoria do governo do Rio Grande do Norte a ser encaminhado hoje ao Ministério Público revela irregularidades no programa de distribuição de leite no Estado, implantado em 1995 pelo ex-governador Garibaldi Alves Filho (PMDB). Só em 2002 teriam sido pagos, mas não entregues, 11,3 milhões de litros.

Outro lado
O relatório elaborado pela equipe da atual governadora, Wilma Farias (PSB-RN), indica também uso eleitoral do benefício. Hoje senador, Alves Filho se diz surpreso com a denúncia: "Há exageros. Se soubesse de algo errado, teria apurado. Faço como são Tomé: ver para crer".

Frio na espinha
O PSDB ameaçou pedir a convocação de José Dirceu ao Conselho de Ética. Alegou ter informações de que o ministro recebeu de ACM uma transcrição dos grampos. A base de Lula respondeu que chamaria FHC também, já que o dossiê narra uma suposta conversa do tucano.

Piada pronta
Virou motivo de gozação no Congresso a logomarca criada pelos marqueteiros de Lula para o Fome Zero. A ilustração do programa é um prato vazio.

Ilha da fantasia
Em tempos de campanha contra à fome, custará R$ 2,1 mi a organização de um fórum empresarial na ilha de Comandatuba (BA), entre 3 e 6 de abril. Um helicóptero e quatro aviões (sendo dois Airbus) foram fretados. Na pauta: a discussão de programas de responsabilidade social.

Preocupação social
Para tentar atrair os 200 maiores empresários do Brasil, a organização do fórum contratou os músicos Jorge Ben Jor, João Bosco e Toquinho e quatro dos mais renomados chefes de cozinha. Uma academia de ginástica foi enviada à Bahia por meio de uma gigantesca carreta.

Visitas à Folha
José Fritsch, secretário especial de Aquicultura e Pesca, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de José Claudenor Vermohlen, coordenador de gestão, e de Miryan Luiz Alves, coordenadora de comunicação.
 
O deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), 1º secretário da Câmara, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do jornalista Paulo Félix.

TIROTEIO

Do governador Paulo Hartung (PSB-ES), sobre a crise de segurança pública:
- A segurança pública está para o governo Lula assim como a inflação esteve para Itamar e FHC. É preciso tratar o tema como prioridade nacional para não correr o risco de colapso.

CONTRAPONTO

Zoológico chinês

Uma delegação de empresários e políticos brasileiros está na Venezuela participando de um seminário sobre as relações comerciais entre os dois países. Um dos participantes do grupo brasileiro é o deputado federal João Caldas (PL-AL).
Ontem, o vice-presidente da Venezuela, José Vicente Rangel, fez uma palestra no evento.
Durante o seu discurso, Rangel disse que, recentemente, reuniu-se com o vice-presidente do Brasil, José Alencar, e quis saber como ele se unira a Lula na eleição presidencial:
- Como é que um político conservador e liberal como o senhor fez uma aliança com o Lula, um homem de esquerda?
Alencar usou uma citação do ex-dirigente chinês Deng Xiaoping para responder ao colega venezuelano:
- Não importa a cor do gato. O que importa mesmo é que ele mate o rato.


Próximo Texto: Agenda petista: Lula quer governadores para levar reformas ao Congresso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.