São Paulo, terça-feira, 28 de março de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Dominó 1
Além de Antonio Palocci, outro ministro importante pode ser engolfado pelo episódio da violação do sigilo bancário do caseiro que afirmou ter visto o ex-titular da Fazenda na "casa do lobby" de Brasília.

Dominó 2
Violação de sigilo não foi o único crime cometido por autoridades no caso Francenildo. Daí o nervosismo instalado na cúpula do governo.

Estrago feito
O maior temor do PT e do Planalto se confirmou: pesquisas internas do governo mostram um efeito devastador da crise do caseiro na imagem de Lula.

Começo e fim
A oposição, que também recebeu de pesquiseiros relatos de que a crise do caseiro tem efeito corrosivo na imagem de Lula, não vai parar. Quer desvendar toda a operação. Para tucanos e pefelistas, ela começa na decisão no STF de impedir o depoimento de Francenildo e termina na violação de seu sigilo bancário.

Primeiro da fila
O objetivo é chegar a Lula, mas o alvo mais imediato de PSDB e PFL é o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Uma senadora do PT também estaria envolvida na operação.

Pólvora seca
Correligionários de Aloizio Mercadante chegaram a declarar ontem em São Paulo que o senador havia abandonado a pré-candidatura ao governo para assumir a Fazenda.

Um dia após do outro
De um petista desolado diante da queda de Palocci: "No fim, o superpoderoso Palocci, que resistiu a chuvas e trovoadas, deixa o governo em situação muito pior que a do José Dirceu".

DNA petista
O consultor da presidência da Caixa Ricardo Schumman, também envolvido na quebra do sigilo do caseiro, foi indicado para o cargo pelo vereador paulistano Paulo Teixeira (PT), pré-candidato a deputado federal.

Se todos fossem...
Ao entregar Palocci na PF, o ex-presidente da Caixa Jorge Matoso só fez crescer no PT paulista a admiração pelo ex-tesoureiro Delúbio Soares.

Bipolar
No meio do cabo-de-guerra entre governistas e oposicionistas, Osmar Serraglio (PMDB-PR) começou a semana disposto a forçar nas tintas e indiciar mensaleiros, dirigentes petistas e tucanos como Eduardo Azeredo (MG) no relatório final da CPI dos Correios.

Estrela da CPI
Duda Mendonça terá um capítulo só para ele no relatório final. A preocupação é como colocar no texto as informações sigilosas obtidas nos EUA sem ferir o acordo de confidencialidade com autoridades americanas.

Vamos à luta
Alertados sobre a nova mudança de humor de Serraglio, os petistas apressavam ontem o relatório paralelo que pretendem aprovar na comissão.

Ficou ruim
O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), na fila de cassáveis, procurou oposicionistas no final-de-semana. Ouviu deles que a dança de Angela Guadagnin agravou demais sua situação.

Velas abertas
A tradução para o inglês do romance "O Dono do Mar", do senador José Sarney (PMDB-AP), imortal da ABL, foi escolhida para disputar o prêmio norte-americano "Book of the Year".

Outro lado
O vereador tucano de São Paulo José Aníbal diz que ainda mantém sua pré-candidatura ao governo paulista, apesar de o PSDB dar como certa a saída de José Serra da prefeitura para disputar o Bandeirantes.

TIROTEIO

Do deputado Pauderney Avelino (PFL-AM) sobre o desfecho da violação do sigilo do caseiro Francenildo Costa ontem:
-Este é o Watergate do Lula. Como o ministro vinha despachando diretamente no Planalto, é impossível que, mais uma vez, o presidente não soubesse.

CONTRAPONTO

Entre quatro paredes

Antes do início do tumultuado depoimento do caseiro Francenildo dos Santos Costa na CPI dos Bingos, interrompido por determinação do Supremo Tribunal Federal, os senadores tiveram uma longa discussão sobre a pertinência de fechar para a imprensa a sessão.
Na sua intervenção, Ideli Salvatti (PT-SC) disse que assuntos pessoais da vida do ex-ministro Antonio Palocci poderiam vir a público com o depoimento.
-Escuta telefônica, por exemplo, deve ser estuprada -, disse ela, na verdade, querendo usar a palavra "extirpada".
O pefelista Heráclito Fortes (PI), que adora provocar a líder do PT, não perdeu a chance:
-Calma lá, senadora.
-Já que estamos falando de sexo... -, brincou a petista.
-Daqui a pouco teremos de fazer uma sessão secreta só para ouvir a senadora Ideli -, arrematou Heráclito.


Próximo Texto: Escândalo derruba Palocci; Mantega assume Fazenda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.