São Paulo, segunda, 28 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pais trocam filhos pelo garimpo; menores entram na prostituição
Famílias pobres abandonam 64% das crianças em Itaituba

IRINEU MACHADO
da Agência Folha, em Itaituba

Seis em cada dez crianças e adolescentes de famílias de baixa renda em Itaituba (PA) são abandonados pelos pais. Dados da Secretaria Municipal de Bem-Estar Social indicam que 63,5% das crianças de famílias de baixa renda de Itaituba vivem separadas do pai e da mãe.
O abandono dos pais, que deixam os filhos na cidade para trabalhar em garimpos na região, é apontado por assistentes sociais como a principal origem da prostituição infanto-juvenil.
Itaituba (900 km a sudoeste de Belém) é palco frequente de abuso sexual de crianças e adolescentes. O último escândalo veio à luz no dia 18, quando a polícia apreendeu em poder do comerciante Miguel Bezerra de Almeida um álbum com 211 fotos, a maioria de meninas de 8 a 17 anos nuas, em poses pornográficas e em relações sexuais.
Pesquisa feita em 93 com 1.021 crianças de 297 famílias de classe baixa revelou que apenas 372 crianças moravam em casa com os pais e 649 eram deixadas pelos pais com amigos. Os garimpos ficam em áreas distantes e os pais deixam os filhos sozinhos.
``Eu trabalho como cozinheira nos garimpos. Não tenho condições de levar minha filha para lá, é perigoso'', disse M.R., a mãe de S., 12, que denunciou a existência do álbum depois de descobrir uma foto de sua filha nua.
As meninas R., 14, e M., 12, são exemplos de meninas abandonadas que se prostituíram. R. perdeu contato com os pais e mora na casa de uma amiga da mãe. Foi uma das meninas fotografadas nuas. M. foi entregue pela mãe aos avós aos oito meses de idade. Sua avó, C., disse que desconhecia o fato.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã